A influência do ensino através da Resolução de Problemas na autonomia dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.5605Palabras clave:
Resolução de Problemas, Educação Matemática, Autonomia do estudanteResumen
A Educação Matemática convencional, na maioria das vezes, priva os discentes de desenvolverem habilidades importantes para a atuação na sociedade do século XXI como a autonomia, a criatividade e o senso crítico. O ensino através da Resolução de Problemas se configura como uma possibilidade para sanar as rupturas no ensino convencional da Matemática. Com o objetivo de analisar como o ensino através da Resolução de problemas influencia na autonomia dos estudantes, foi realizada uma pesquisa com 35 estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual Pública localizada na cidade de Patos, na Paraíba Como resultados, podemos verificar que essa metodologia instiga os estudantes a agir de maneira autônoma, colocando estes como protagonistas na construção de seu próprio conhecimento, visto que os estudantes raciocinaram, acionaram seus conhecimentos prévios e organizaram suas ideias a fim de produzirem soluções pessoais para os problemas aplicados.
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