A influência do ensino através da Resolução de Problemas na autonomia dos estudantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.5605

Palabras clave:

Resolução de Problemas, Educação Matemática, Autonomia do estudante

Resumen

A Educação Matemática convencional, na maioria das vezes, priva os discentes de desenvolverem habilidades importantes para a atuação na sociedade do século XXI como a autonomia, a criatividade e o senso crítico. O ensino através da Resolução de Problemas se configura como uma possibilidade para sanar as rupturas no ensino convencional da Matemática. Com o objetivo de analisar como o ensino através da Resolução de problemas influencia na autonomia dos estudantes, foi realizada uma pesquisa com 35 estudantes do 3o ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual Pública localizada na cidade de Patos, na Paraíba Como resultados, podemos verificar que essa metodologia instiga os estudantes a agir de maneira autônoma, colocando estes como protagonistas na construção de seu próprio conhecimento, visto que os estudantes raciocinaram, acionaram seus conhecimentos prévios e organizaram suas ideias a fim de produzirem soluções pessoais para os problemas aplicados.

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Biografía del autor/a

Luan Paulino da Costa, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduando em Licenciatura Plena em Matemática. Possui interesse na área de pesquisa da Educação Matemática, no ramo do ensino através da Resolução de Problemas.

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Publicado

2023-01-01

Cómo citar

COSTA, L. P. da. A influência do ensino através da Resolução de Problemas na autonomia dos estudantes. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 01–12, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v9i26.5605. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5605. Acesso em: 21 nov. 2024.