O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.7357

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Cálculo de Área, Geômetra, Estratégia Metodológica, Ensino de Matemática

Resumo

O ensino de Geometria muitas vezes acontece fazendo uso apenas de elementos algébricos sem conexão com a realidade, no entanto essa abordagem não traz uma aprendizagem significativa dessa importante ciência. Portanto, cabe ao professor buscar novas estratégia a fim de proporcionar um ensino de qualidade dessa importante área da Matemática. Dito isso, esse trabalho objetiva analisar os impactos da Metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na construção de conceitos introdutórios acerca do cálculo da área de quadriláteros, visto que estudos vêm evidenciando os benefícios dessa metodologia nas aulas de matemática. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com 32 alunos do 7o ano de uma escola municipal localizada no município de Malta-PB. A execução dos procedimentos se deu via Google Meet seguindo os dez passos propostos pelo Grupo de Trabalhos e Estudos em Resolução de Problemas – GTERP. Pôde-se notar que o uso dessa metodologia proporcionou uma aprendizagem significativa de conceitos acerca da área de quadriláteros, além de promover a interação entre os estudantes e incentivar sua autonomia na construção do conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luan Paulino da Costa, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduando em Licenciatura Plena em Matemática. Possui interesse na área de pesquisa da Educação Matemática, no ramo do ensino através da Resolução de Problemas.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensinando Matemática na Sala de Aula através da Resolução de Problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 55, p. 1-19. 2009.

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de matemática: por que através da resolução de problemas?. In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M.; (Orgs.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 35 – 52.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa segundo a abordagem fenomenológica. In: Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2019, p. 107 – 119.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

COSTA, L. P. A influência do ensino através da Resolução de Problemas na autonomia dos estudantes. In: I Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática, 2021, Maringá.

MONDINI, F.; MOCROSKY, L. F.; e SANTOS, M. R. Compreensões de geometria expressas por crianças: prelúdio fenomenológico. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Filosofia da educação matemática: fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógica. São Paulo: Editora UNESP, 2010.

SANTOS, L.; OLIVEIRA, H. O. ensino e a aprendizagem da geometria: Perspectivas curriculares. In H. Oliveira et al. (Eds.), Livro de atas do EIEM 2017 (pp. 3-8). Lisboa: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, UNESP, Rio Claro, v. 15, p. 73 – 98, 2011.

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

COSTA, L. P. da. O ensino do cálculo da área de quadriláteros utilizando a metodologia Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 61–78, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i25.7357. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7357. Acesso em: 29 abr. 2024.