Mulheres nas Ciências Exatas: um olhar para pesquisas científicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i25.5601

Palabras clave:

Mulheres na Ciência, Mapeamento, Ciências Exatas

Resumen

Este artigo apresenta pesquisa teórica que tem como objetivo compreender como as investigações científicas abordam a presença das mulheres nas ciências exatas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e como método de produção e análise de dados utilizou-se o mapeamento na pesquisa educacional. Foram realizadas buscas com a palavra-chave “mulheres nas ciências exatas” em quatro bases eletrônicas: portal Scielo; Google Acadêmico, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2010 e 2020. Após os critérios de filtragem estabelecidos, sendo eles: análise do título, leitura dos resumos e textos, foram selecionados sete trabalhos que compuseram o corpus de análise desta pesquisa. Para análise dos dados, foram selecionadas três categorias elencadas a priori, a saber: a) Objetivo(s) das pesquisas; b) Metodologia das pesquisas; e c) Resultados e contribuições das pesquisas. Os resultados apontam que a presença da mulher nas ciências exatas ainda aparece de maneira tímida, principalmente nos livros didáticos, carecendo de um maior foco e pesquisas sobre esta temática. No que tange à escola, cabe aos professores provocarem reflexões a respeito das contribuições e da presença da mulher nas ciências, ao longo da História.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jailda da Silva dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Licencianda em Matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de ensino de matemática no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC).

Citas

ARAÚJO, J. da S.; PINHEIRO, J. M. L. História da Matemática em sala de aula: um olhar histórico para uma das plêiades da matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 565–578, 2021.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

CABECEIRA, A. C. S. A vida de Hipácia de Alexandria: representações de gênero na antiguidade tardia. 2014. 43p Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) -. Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

CARVALHO, M. G; CASAGRANDE, L. S. Mulheres e Ciência: desafios e conquistas. R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v.8, n.2, p. 20-35, Jul./Dez. 2011.

CORREA, I. S. Mulheres na produção de conhecimento científico. 44f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo Com habilitação na área de Ciências da natureza e matemática - CIEMA) - Universidade de Brasília. Planaltina – DF, 2013.

DZIELSKA, M. Hipátia de Alexandria. Lisboa: Editora Relógio D’Água, 2009.

ELIAS, N. C. A presença do gênero feminino no material didático de matemática – 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Colégio Pedro II. Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura. Rio de Janeiro, 2019.

FERNANDES, M. C. V. A inserção e vivência da mulher na docência de matemática: uma questão de gênero. 2006. 108p. Dissertação (Mestrado em Educação) ‐ Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Paraíba, 2006.

FREITAS, M. A; TEXEIRA, A. B. M. A irrisória representação feminina no prêmio nobel e nas academias científicas brasileiras. Educa – Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 4, n° 9, p. 144 a 158, set/dez, 2017.

GOMES, V. S. A Vida de Hipátia de Alexandria. 2019. Disponível em: http://mulheresnamatematica.sites.uff.br. Acesso em: 17 set. 2020.

LOPES, L. S; FERREIRA, A. L.A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática: Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75–88, nov. 2013 - ISSN: 2316–9451.

MADRUGA, Z. E. F.; BREDA, A. Mapeamento de produções recentes sobre Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 3, n. 1, p. 67-81, 22 jul. 2017.

MAQUINÉ, C. C. Contribuição das mulheres nas ciências exatas: Levantamento histórico. 2017. 46p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Federal de São João del-Rei. Minas Gerais, 2017.

MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. p.09-29.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. Â. História da Matemática: propostas e desafios. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

OLIVEIRA, C. M. A presença das mulheres nas ciências exatas. Trabalho de Graduação em Licenciatura em Matemática – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2012.

PEREIRA, T. C. O papel da mulher na matemática: uma análise através do cinema. 2019, 47p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Valença, 2019.

ROSA, K; SILVA, M. E. G. Feminismos e ensino de ciências: análise de imagens de livros didáticos de Física. Gênero, Niterói, v.16, n.1, p. 83 – 104, 2.sem. 2015.

SANTOMÉ, J. T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Ed.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

VASCONCELOS, J. M; LEITE, B. P. B; MACEDO, L. M. S. Atuação das mulheres no universo da Matemática: o caso da Universidade Regional do Cariri – URCA. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Anais... Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – 31/07 a 03/08/2012.

Publicado

2022-03-23

Cómo citar

SANTOS, J. da S. dos; MADRUGA, Z. E. de F. Mulheres nas Ciências Exatas: um olhar para pesquisas científicas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 25, p. 20–34, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i25.5601. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5601. Acesso em: 22 nov. 2024.