Influência das missionárias presbiteriana no ensino de álgebra e desenho da Escola Doméstica de Natal (1918 – 1924)
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.5154Palabras clave:
História da Educação Matemática , Escola Doméstica de Natal, Práticas EducativasResumen
Este texto, que se insere na linha de pesquisa História da Educação Matemática, discute aspectos da influência da missão presbiteriana nas práticas educativas da Escola Doméstica de Natal, especificamente no ensino de álgebra e desenho. Esta era uma instituição de ensino doméstico, modelada segundo o sistema da École Mánagère de Friburgo Suíça, inaugurada em 1914, e funcionando até os dias atuais. Objetivou-se assim, compreender de que modo as irmãs presbiterianas implementaram mudanças no currículo da referida instituição, e que aspectos da álgebra e do desenho estas priorizavam nas abordagens didáticas. Para tanto, analisamos além dos documentos oficiais, os programas de ensino, diários de classe das professoras, e livros didáticos adotados entre 1918 a 1924. O recorte temporal se justifica por ser esse o período que a missionária presbiteriana Leora James esteve à frente da administração da Escola Doméstica. A interpretação dos documentos analisados se deu com base nos argumentos de Saito (2020), Chartier (2010) e Choppin (2011) no tocante a análises de textos históricos, e compreensões a respeito dos livros didáticos. González Astudillo e Sierra Vázquez (2004) colaboram com o nosso entendimento sobre a relevância dos programas de ensino para a construção histórica das instituições educacionais. Evidenciamos, assim, que as irmãs presbiterianas realizaram significativas mudanças no currículo da Escola Doméstica de Natal, inserindo o estudo de álgebra em dois anos de curso, e o desenho ao logo de todo o curso, o qual tinha duração de seis anos. Conclui-se, com isso, que a álgebra fazia parte do grupo de disciplinas que contribuíam com a racionalidade das atividades domésticas e, que mesmo em uma escola voltada a formação feminina os conteúdos estudados em álgebra era os mesmos das escolas para meninos. Não obstante, o desenho se aproximava do estudo de desenho geométrico relacionado as atividades ligadas à ordem prática.
Palavras-chave: História da Educação Matemática; Escola Doméstica de Natal; Práticas Educativas.
Descargas
Métricas
Citas
BASTIAN, J. P. (1994). Protestantismo y modernidad latinoamericana. México: Fondo de Cultura Económica.
CHOPPIN, Alain. ''O historiador e o livro escolar''. História da Educação n.° 11 (2002): 5-24.
CHARTIER, Roger. ¿La muerte del libro? 1. ed. Santiago, Chile: LOM Ediciones, 2010.
CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar: cultura, escrita e Literatura. Tradução Luzmara Curcino Ferreira. São Paulo: Editora Unesp, 2007.
HERNÁNDEZ DÍAZ. José Maria (ed). Prensa Pedagógica y patrimônio histórico educativo. Salamanca, Edições Universidade de Salamanca, 2013.
HERNANDEZ DIAZ, José Maria. Prensa Pedagógica de Castilla y León 1793 – 1936. Repositório analítico. 2015.
HERNANDEZ DIAZ, José Maria. Prensa Pedagógica, mujeres, niños, sectores populares y otros fines educativos. Salamanca, Edições Universidade de Salamanca, 2018.
LOPES, Maria Maroni. O ensino de Matemática na Escola Doméstica de Natal: contribuições para um diálogo sobre o papel da mulher Norte-rio-grandense (1911 – 1961). Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2020.
LIMA, Daladier da Cunha. Noilde Ramalho: uma história de amor a educação. Natal: Liga de Ensino RN, 2004.
MARQUES NETO, Cosme Ferreira. Da necessidade de uma “nova” escola só para moças: Henrique Castriciano de Souza e a modernidade pedagógica norte-rio-grandense (1911 – 1923). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. 2016.
NASCIMENTO, Ester Fraga V. C. do. Fontes para a História da Educação: Documentos de Missão presbiteriana dos Estados Unidos. Maceió: EDUFAL.
RODRIGUES, Andréa Gabriel Francelino. Educar para o lar, educar para a vida: cultura escolar e modernidade educacional na Escola Doméstica de Natal (1914-1945). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007
SILVA, Sandra C. da. Educação de papel: a Imprensa Protestante Educando Mulheres. Dissertação de Mestrado. Recife: Universidade Federal de Pernambuco.
SAITO, Fumikazu. Curso de análises historiográficas de textos originais. Formato remoto. PUC – SP, 2020.
PINHEIRO, Rosa Aparecida. Educação e modernização em Henrique Castriciano. Natal: EDUFRN, 2005.