Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4998

Palabras clave:

Pensamento al´gebrico, Anos Iniciais, Tarefas matemáticas

Resumen

Descrevemos parte integrante de uma investigação de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEdumat/UFMS, cujo o objetivo do presente texto reside em caracterizar o termo "pensamento algébrico" a partir dos autores/estudiosos da área, bem como levantar indicadores de problematização de tarefas matemáticas, a partir de uma apreciação crítica de materiais produzidos por grupos de pesquisas brasileiros e internacionais, das possibilidades com crianças do Ensino Fundamental I. Diante da propositura do artigo, acreditamos que tal análise contribuirá para a atuação de professores dos anos iniciais, uma vez que a unidade temática "Álgebra" constitui-se desafio à formação inicial e contínua, particularmente no solo brasileiro. A abordagem metodológica localiza-se na descrição e análise da natureza das tarefas, as quais sinalizam para a abordagem de regularidades, padrões e generalização. No contexto do que aqui apresentamos, buscamos nos aproximar destes estudos com intuito de aprimorar a compreensão dos caminhos existentes, bem como a sinalização que as mesmas comunicam para a necessidade de constituição de espaços formativos centrados na escola, que possibilitem o desenvolvimento da prática docente, especialmente em relação às propriedades relativas ao desenvolvimento do pensamento algébrico com as crianças no início da escolarização. A partir da análise dos materiais referenciados, a expectativa é que os resultados das propostas possam contribuir para uma melhor compreensão dos atributos e aspectos definidores de objetos de ensino do campo algébrico e também que a prática colaborativa recorrida nos ambientes articuladores destas, possam demarcar espaços de aprendizagens docentes em relação à ampliação do repertório didático-pedagógico e conceitual

Palavras-chave: Pensamento algébrico; Anos Iniciais; Tarefas matemáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jocelei Miranda da Silva, Instituto de Matemática (INMA) da Universidade Fedreral de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Fedreral de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat/UFMS). Licenciado em Ciências (Habilitação em Matemática) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente Permanente do Programa de P´ós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional) da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdumat/UFMS), Campo Grande (MS). Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Citas

BLANTON, Maria L.; KAPUT, James J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. Journal for Research in Mathematics Education, Reston, v. 5, n. 36, p. 412-446, 2005.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Knopp Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 06, abr. 2020.

CAMARGO, Giancarla Giovanelli de; BAGNE, Juliana; BOLOGNANI, Marjorie Samira Ferreira; COLETTI, Selene. Desenvolvimento do pensamento algébrico com crianças?... possibilidades de práticas na educação infantil. In: NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Íris A. (Orgs.), O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 13-23. Disponível em <http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_desenv.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2020.

CANAVARRO, Ana Paula. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante. Vol. 16, n. 2, 2007. Disponível em: <https://dspace.uevora.pt/rdpc/bitstream/10174/4301/1/_Quadrante_vol_XVI_2-2007-pp000_pdf081-118.pdf>. Acesso em: 06, abr. 2020.

CASTRO, Mônica Rabello. Educação algébrica e Resolução de problemas. Boletim Salto para o Futuro – TV Escola. Maio 2003. Disponível em: <https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publicationsSeries/110456EducacaoAlgebricaResolucaoProblemas.pdf>. Acesso em: 07, abr. 2020.

KAPUT, James J.; BLANTON, Maria L.; MORENO, Luis. Algebra from a symbolization point of view. In: KAPUT, James J; CARRAHER, David; BLANTON, Maria L. (Eds.). Algebra in the Early Grades New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2008. p.133–160.

MEIRA, Luciano. Significados e modelagem na atividade algébrica. Boletim Salto para o Futuro – TV Escola. Maio 2003. Disponível em: <https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publicationsSeries/110456EducacaoAlgebricaResolucaoProblemas.pdf>. Acesso em: 07, abr. 2020.

NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Iris Aparecida. O desenvolvimento do pensamento algébrico: algumas reflexões iniciais. In: NACARATO, A. M.; CUSTÓDIO, I. A. (Orgs.). O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 13-23. Disponível em <http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_desenv.pdf>. Acesso em: 15, nov. 2020.

PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Portugal: Ministério da Educação e Direção Geral de Inspeção e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), 2009. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7105/1/Ponte-Branco-Matos%20%28Brochura_Algebra%29%20Set%202009.pdf>. Acesso em: 15, jan. 2021.

PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa. Pensamento algébrico na formação inicial de professores. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 50, p. 135-155, out./dez. 2013. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a10.pdf>. Acesso em: 06, abr. 2020.

SANTOS, Carla Cristiane Silva; LUVISON, Cidinéia da Costa; MOREIRA, Kátia Gabriela. A construção do pensamento algébrico no Ensino Fundamental I: possíveis trabalhos para a percepção de regularidades e de generalizações. In: NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Íris. (Orgs.). O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 13-23. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_desenv.pdf>. Acesso em: 15, nov. 2020.

Publicado

2021-06-17

Cómo citar

SILVA, J. M. da; CIRÍACO, K. T. Possibilidades de desenvolvimento do pensamento algébrico a partir de tarefas nos anos . Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 115–130, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4998. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4998. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

GT01 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental