Softwares no ensino de matemática

um olhar sobre a BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i23.4961

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Softwares Educacionais, Jogos Matemáticos, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Base Nacional Comum Curricular

Resumen

O crescente uso de tecnologias digitais de informação e comunicação vem contribuindo com o desenvolvimento de metodologias de ensino e softwares educativos para uso em sala de aula. O professor tem o importante papel de, constantemente, se capacitar para selecionar e utilizar softwares que atendam adequadamente sua proposta metodológica e as políticas educacionais vigentes. O atual documento normativo das aprendizagens essenciais em cada nível de ensino, a Base Nacional Comum Curricular, evidencia a importância de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais para desenvolvimento integral do aluno, contribuindo assim para uma sociedade mais crítica, ética, reflexiva e capacitada para o mundo do trabalho. No intuito de contribuir com professores e futuros professores de Matemática, este artigo identifica, categoriza e discute softwares educacionais para o ensino de Matemática, por meio de uma revisão sistemática destes em websites oficiais e lojas virtuais. Os softwares foram categorizados segundo sua origem e aplicabilidade em: softwares com origem em jogos tradicionais; jogos inovadores para o ensino de Matemática; softwares para o desenvolvimento do pensamento computacional; softwares de operações algébricas e construções geométricas. A discussão foi feita com base nos conteúdos lógico-matemáticos abordados, no possível público-alvo e principalmente, com base nas competências e habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular que podem ser desenvolvidas com o uso adequado desses softwares. É possível verificar a multiplicidade de habilidades que podem ser desenvolvidas com o uso de softwares nas diversas etapas da Educação Básica.

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Softwares Educacionais; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Base Nacional Comum Curricular; Jogos Matemáticos.

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Biografía del autor/a

João Paulo Costa Ventura, Universidade Federal do Pará

Graduando de licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Aluno da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA, Belém, Pará, Brasil.

Cristiane Ruiz Gomes, Universidade Federal do Pará

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Faculdade de Matemática e do PROFMAT do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFPA

Citas

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Publicado

2021-06-17

Cómo citar

VENTURA, J. P. C.; GOMES, C. R. Softwares no ensino de matemática: um olhar sobre a BNCC. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 846–860, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.4961. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4961. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

GT05 – Tecnologias Digitais e Educação a Distância

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