Early Algebra: um mapa teórico a partir de estudos publicados no grupo de pesquisa RePARe

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10759

Palabras clave:

Pesquisas em Early Álgebra, Pensamento Algébrico, Grupo RePARe, Formação de Professores

Resumen

O presente artigo apresenta parte de uma dissertação de mestrado em andamento, e tem como objetivo analisar de que forma a Early Algebra vem sendo abordada em dissertações em um grupo de pesquisa de mestrado denominado de Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão em Educação Matemática (RePARe), no período de 2016 a 2022. Como abordagem metodológica, utilizamos os procedimentos do Mapeamento Teórico de Biembengut (2008). O mapeamento utilizado para análiseabarca um conjunto de três etapas: identificação, classificação e organização e reconhecimento e análise de características de relações entre as informações envolvidas na análise. Realizamos a seleção de pesquisas no acervo da biblioteca de uma universidade pública, no banco de dados do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e assim constituímos os dados. Nesse banco, identificamos um total de 180 dissertações, das quais, após instituirmos um critério de busca, obtivemos como resultado onze dez dissertações, sendo oito em ensino e aprendizagem e três formações de professores. Para a análise dos dados estabelecemos inicialmente três categorias: contexto da pesquisa, metodologia/caráter e referencial teórico. Nesse sentido, concluímos que a maioria das pesquisas no contexto de ensino e aprendizagem tem caráter metodológico diagnóstico. Os embasadores teóricos predominantes nas pesquisas foram os percursores internacionais em Early Algebra. Em suma, esses resultados destacaram a necessidade ampliação de reflexões bem como de pesquisas nessa área que tratem da formação de professores nessa área. Esse empenho é importante para que possamos acompanhar as discussões internacionais sobre o desenvolvimento do ensino de álgebra desde os anos iniciais.

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Biografía del autor/a

Rita de Cássia Calazans lemos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Mestranda no curso de Ensino de Ciências pela UESC; e Especialista em Ensino de Matemática no Ensino Médio pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB ; Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC; Professora Substituta de Matemática da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Visitante Adjunto na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA. Professora no Departamento de Ciências Tecnológicas - DCEX. Professora permanente, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM. Pós-Doutora em estudos voltados a Análise Crítica de Discurso - Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS); Doutora em Educação em Ciências e Matemática - Doutorado Sanduíche (PDSE) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Vila Real, Portugal. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativa (SEPQ) e da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica - ANPMat. Coordenadora do Projeto - Análise Textual Discursiva com uso de QDA. Vice líder no Grupo de Pesquisa - Tecnologias Digitais Potencializadoras do Ensino e da Pesquisa em Educação Matemática (GPTDEM). Possui como temáticas de interesse: Educação Matemática; Formação de professores e estudos sobre Análises Textuais com uso de softwares.

Sandra Maria Pinto Magina, Universidade Estadual de Santa Cruz

Sandra Maria Pinto Magina realizouo primeiro pós-doutoramento na Universidade de Lisboa (2006) e o segundo na Universidade de Salamanca (2019-2020). Concluiu o doutorado em Mathematics Education pela University of London em 1994. Foi docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 1994 e 2014, desligando-se dela como professora titular. Foi professora visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz -- UESC/BA entre o período de 2012 e 2014, quando prestou concurso e atualmente é professora Adjunto da UESC/BA. Foi coordenadora do Mestrado em Educação Matemática da UESC entre os anos de 2014 e 2017. É líder do grupo de pesquisa REPARE (Reflexão, Planejamento, Ação, Reflexão em Educação Matemática) em EdMat, o qual conta com pesquisadores de várias instituições, tais como UFPE, UPE, UFABC, UERJ, UFU, UESB, UFRB e envolvendo 5 diferentes estados (BA, PE, RJ, MG, SP). Tem vasta experiência em formação de recursos humanos, tendo orientado mais de 80 estudos entre mestrado, doutorado e pós-doutorado. Também atua formando na graduação, orientando pouco mais de 2 dezenas de trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso (TCC). Recebeu prêmio CNPq/PIBIC (2005) e prêmio CAPES (2010) como orientadora de projeto IC e de tese de Doutorado respectivamente. Participou de 16 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 10 destes, a maioria deles financiados por agências de fomento a pesquisa. Atualmente participa, como pesquisadora, de outros dois projetos, um (do qual é coordenadora) financiado pela FAPESB. Atua na área de Educação, com ênfase em formação de conceitos. Em suas atividades profissionais interagiu com algo em torno de 50 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem sido parecerista para a CAPES, CNPq, FAPESP e FAPESB, além de algumas revistas com Qualis entre A1 e B2.

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Publicado

2023-12-07

Cómo citar

CALAZANS LEMOS, R. de C.; PAULA, M. C. de; MAGINA, S. M. P. Early Algebra: um mapa teórico a partir de estudos publicados no grupo de pesquisa RePARe. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 01–21, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i30.10759. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10759. Acesso em: 20 may. 2024.