Sequência Fedathi como trilha didática para promoção das competências de matemática da Base Nacional Comum Curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10608

Palabras clave:

Sequência Fedathi, Trilha Didática, BNCC, Competências, Ensino de Matemática

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as competências específicas e gerais do ensino de Matemática para o Ensino Fundamental apontadas na BNCC, tal como as características da prática da Sequência Fedathi encontradas em seus fundamentos. A pesquisa classifica-se como documental, exploratória, de caráter qualitativo, na qual a BNCC é o documento analisado. A análise documental foi realizada a partir de três etapas, de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin (1997). O referencial teórico se pautou em explorar os fundamentos e princípios da metodologia de ensino Sequência Fedathi; e, posteriormente, apresentar as competências da BNCC para o ensino de Matemática e como o documento define e compreende o conceito de competência. Como resultados, mostrou-se que as competências específicas e gerais para o ensino de Matemática da BNCC, a nível de Ensino Fundamental, têm forte relação com as nove características elencadas dos fundamentos e princípios da Sequência Fedathi. Como conclusões, a pesquisa evidenciou a relação de pelo menos duas características da Sequência Fedathi com cada competência específica de Matemática estabelecida pela BNCC para o Ensino Fundamental, podendo ser encontrada conexão com até oito das características apresentadas e que a característica nove se conecta com todas as competências estabelecidas; no que diz respeito às quatro competências gerais para o ensino de Matemática, as etapas Maturação e Solução desta metodologia são mais presentes nessas competências, pois é o momento no qual o aluno se coloca mais como protagonista da construção do seu conhecimento. Os resultados sugerem que o Letramento Matemático que tem como base as quatro competências gerais da BNCC, pode ser desenvolvido, fomentado e construído quando se utiliza de uma metodologia de ensino como a Sequência Fedathi, que estimula a participação diretamente do aluno na construção do conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Bruna Rafaela Araújo da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) na Linha de História e Educação Comparada (LHEC). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação- FLATED (2016), licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (2021) e especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2020). Atualmente atua como docente de Matemática na Escola Indígena Tapeba Amélia Domingos na segunda etapa do ensino Fundamental e como docente pedagoga na E.E.I.E.F. Coronel Pinho na primeira etapa do ensino fundamental. 

Marília Maia Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

É doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Educação Brasileira pela UFC, concluído em 2014. Em 2012, concluiu a especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sua primeira graduação é em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), concluído em 2010. Ainda é formada em Licenciatura em Pedagogia (UNINASSAU), em 2022. Já foi professora das escolas do estado do Ceará, e, também, das escolas municipais de Fortaleza. Atualmente, é professora assistente efetiva da UECE, lotada no campus Aracati - Faculdade de Educação de Ciências Integradas do Litoral Leste (FECIL). É uma das organizadoras dos dois tomos do livro EaD no Estado do Ceará: história, memória e experiências formativas. Tem experiência na área de Educação, no qual estuda principalmente os seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática, metodologias de ensino, EaD on-line, tecnologias aplicadas à educação matemática.

Antonia Lis de Maria Martins Torres, Universidade Federal do Ceará (UFC)

É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Além de ser mestra e doutora em Educação Brasileira, também pela FACED/UFC. É professora efetiva do Departamento de Estudos Especializados da FACED/UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais. Professora da FACED/UFC na graduação em Pedagogia e professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na Linha História da Educação Comparada (LHEC), no eixo: Novas Tecnologias e EAD. Atuou como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia EAD da UFC/Virtual. Foi coordenadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), durante o ano de 2020. Foi coordenadora adjunta, na UFC, do programa UAB/CAPES, no período de outubro de 2021 à junho de 2022. É autora do livro: Laboratório de Pesquisa Multimeios entre gigas e megabytes: (re)criando percursos formativos; e, também, uma das organizadoras dos dois tomos do livro EaD no Estado do Ceará: história, memória e experiências formativas. No ano de 2019, realizou curso de Licença Capacitação de Servidor na Universidade Aberta de Lisboa/Portugal, sob supervisão da Profa.Dra.Lúcia Amante. Tem experiência na área de Educação, no qual estuda principalmente os seguintes temas: EaD Online; Metodologias de Ensino; Novas Tecnologias aplicadas à Educação; e História e Memória da Educação.

Citas

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi no Ensino de Matemática.

Curitiba: CRV, 2017. (Coleção Sequência Fedathi, v. 1).

BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: Fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 de fev. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. [2ª Reimp.]. São Paulo: Atlas, 2022.

MELO, Virlane Nogueira. A Concepção do Erro. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

MENEZES, Daniel Brandão. Prova. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo. O Caráter Investigativo da Sequência Fedathi: Análise na Perspectiva do Pensamento Reflexivo em Dewey. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi no Ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2019. (Coleção Sequência Fedathi, v. 4).

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo. Proposta metodológica do uso do ambiente computacional como recurso didático para o ensino de conceitos matemáticos. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi no Ensino de Matemática. Curitiba: CRV, 2017. (Coleção Sequência Fedathi, v. 1).

TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Laboratório de Multimeios entre Gigas e Megabytes: (Re) criando Percursos Formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018.

SANTANA, Ana Carmen de Souza. Mão no bolso: postura, metodologia ou pedagogia? In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

SANTOS, Joelma Nogueira dos; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. A origem e os fundamentos da Sequência Fedathi: uma análise histórico-conceitual. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 6, n. 17, p. 06–19, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/1074. Acesso em: 28 abr. 2023.

SILVA, Miguel Angelo da. Tomada de Posição. In: BORGES NETO, Hermínio. (Org). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. (Coleção Sequência Fedathi, v. 3).

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de. A Pergunta como Estratégia de Mediação Didática no Ensino de Matemática por meio da Sequência Fedathi. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

SOUSA, José Gustavo Ximenes. Ensino de área e perímetro de um quadrado baseado na Sequência Fedathi e nas tecnologias digitais. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, 2022.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Publicado

2023-10-28

Cómo citar

SILVA, B. R. A. da; MOREIRA, M. M.; TORRES, A. L. de M. M. Sequência Fedathi como trilha didática para promoção das competências de matemática da Base Nacional Comum Curricular. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 30, p. 01–19, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i30.10608. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10608. Acesso em: 22 dic. 2024.