Sequência Fedathi como trilha didática para promoção das competências de matemática da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i30.10608Keywords:
Sequência Fedathi, Trilha Didática, BNCC, Competências, Ensino de MatemáticaAbstract
Este artigo tem como objetivo analisar as competências específicas e gerais do ensino de Matemática para o Ensino Fundamental apontadas na BNCC, tal como as características da prática da Sequência Fedathi encontradas em seus fundamentos. A pesquisa classifica-se como documental, exploratória, de caráter qualitativo, na qual a BNCC é o documento analisado. A análise documental foi realizada a partir de três etapas, de acordo com o método de análise de conteúdo de Bardin (1997). O referencial teórico se pautou em explorar os fundamentos e princípios da metodologia de ensino Sequência Fedathi; e, posteriormente, apresentar as competências da BNCC para o ensino de Matemática e como o documento define e compreende o conceito de competência. Como resultados, mostrou-se que as competências específicas e gerais para o ensino de Matemática da BNCC, a nível de Ensino Fundamental, têm forte relação com as nove características elencadas dos fundamentos e princípios da Sequência Fedathi. Como conclusões, a pesquisa evidenciou a relação de pelo menos duas características da Sequência Fedathi com cada competência específica de Matemática estabelecida pela BNCC para o Ensino Fundamental, podendo ser encontrada conexão com até oito das características apresentadas e que a característica nove se conecta com todas as competências estabelecidas; no que diz respeito às quatro competências gerais para o ensino de Matemática, as etapas Maturação e Solução desta metodologia são mais presentes nessas competências, pois é o momento no qual o aluno se coloca mais como protagonista da construção do seu conhecimento. Os resultados sugerem que o Letramento Matemático que tem como base as quatro competências gerais da BNCC, pode ser desenvolvido, fomentado e construído quando se utiliza de uma metodologia de ensino como a Sequência Fedathi, que estimula a participação diretamente do aluno na construção do conhecimento.
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