A sistematização de conhecimentos da docência presentes na formação inicial de licenciandos em Matemática a partir do estágio supervisionado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.10310

Palabras clave:

Formação de professores, Conhecimento para a docência, Estágio supervisionado

Resumen

Compreender quais são os conhecimentos mobilizados por um professor durante a sua prática profissional tem se mostrado importante na elaboração de propostas mais efetivas para a formação inicial e continuada de professores, pois torna esta formação mais significativa. Reconhecendo a importância do estágio curricular supervisionado como uma das formas de propiciar uma formação inicial em que teoria e prática estejam integradas, este trabalho tem como objetivo analisar quais são as manifestações de conhecimentos da docência que um grupo de licenciandos em matemática trazem nas produções de seus relatos de estágio. Estes relatos, compreendidos como narrativas, tornam-se um importante instrumento no desenvolvimento do professor reflexivo, característica fundamental para nortear suas ações em sala de aula. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo, analisamos os relatos produzidos por um grupo de licenciandos em matemática matriculados em uma disciplina anual que prevê a realização de 100 horas de estágio curricular supervisionado. A partir da metodologia trabalhada, as reflexões dos licenciandos, motivadas por situações vivenciadas durante o estágio, foram separadas em seis categorias: conhecimento de sala de aula, conhecimento de ensino ao longo do tempo, conhecimento do conteúdo e alunos, conhecimento dos materiais, conhecimento especializado do conteúdo e conhecimento comum do conteúdo. Cada uma destas categorias reflete o tipo de discussão que chamou a atenção dos licenciandos durante a produção dos relatos. Concluímos então, através da análise dos dados coletados, que a produção dos relatos no processo de reflexão dos futuros professores é relevante e sinaliza a importância da discussão dos conhecimentos para a docência ainda durante a formação inicial.

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Biografía del autor/a

Barbara Corominas Valério, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do departamento de matemática do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo - USP (1996 ), Mestrado (1999) e Doutorado(2004) em Matemática pela USP na área de Geometria Diferencial. Faz parte do programa de pós-graduação em ensino de matemática do IME-USP. Tem experiência na área de Educação Matemática, pesquisando principalmente sobre temas como formação de professores que ensinam matemática e ensino de geometria.  

Tânia Tavares de Araújo, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Química (1993)  e em Licenciatura em Matemática (2018) pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é mestranda do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP

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Publicado

2023-07-11

Cómo citar

VALÉRIO, B. C.; ARAÚJO, T. T. de. A sistematização de conhecimentos da docência presentes na formação inicial de licenciandos em Matemática a partir do estágio supervisionado. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 29, p. 01–15, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i29.10310. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/10310. Acesso em: 22 nov. 2024.