Uma abordagem de conceitos estatísticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental a partir do ciclo investigativo PPDAC
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v10i29.9637Schlagworte:
Sequência de ensino, Ciclo investigativo PPDAC, EstatísticaAbstract
A estatística está proposta para ser trabalhada durante toda a Educação Básica, havendo, então, a necessidade da potencialização da discussão de seu ensino em processos de formação continuada. O presente texto tem por objetivo relatar a experiência de uma professora acerca do desenvolvimento de uma sequência de ensino referente à inserção de conceitos estatísticos nos anos finais do ensino fundamental, a partir de sua participação em um processo formativo. As aulas foram desenvolvidas em duas turmas, sendo do 8º ano e do 9 º ano, no turno vespertino, de uma escola pública da Bahia. A sequência de ensino partiu de uma proposta realizada no Curso de Formação para Professores de Matemática, oferecido pela Secretária de Educação do Município e sendo uma ação extensionista do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências (GPEMEC). Como resultado do processo formativo, a proposta desenvolvida pela professora buscou abordar conceitos estatísticos a partir do Ciclo Investigativo PPDAC. Nota-se com a realização dessa sequência de ensino que é possível desenvolver o trabalho com conceitos estatísticos de tal forma que haja a participação ativa dos estudantes, dentre eles, estudantes com deficiência, o que reforça a necessidade de processos formativos em parceria Universidade-Escola.
Downloads
Metriken
Literaturhinweise
ALVES, H. C.; SANTANA, E. R. dos S. Uma sequência de ensino para o trabalho com
conceitos estatísticos. Educação Matemática em Foco, Campina Grande, v. 8, n. 2, p.
-115, maio/ago. 2019. Disponível em: < http://revista.uepb.edu.br/index.php/REVEDMAT/article/view/5589>. A3cesso em: 15
nov. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares
Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF, 2018.
CAZORLA, I. M; UTSUMI, M. C. Reflexões sobre o ensino de estatística na Educação Básica. In. Do tratamento da informação ao letramento estatístico. CAZORLA, I. M.; SANTANA, E. R. S. (org.). Itabuna, Via Litterarum, 2010.
SANTANA, E. R. S. Adição e subtração: o suporte didático influencia a
aprendizagem do estudante? Ilhéus, BA: Editus,2012 p. 235.
SANTANA, E. R. S.; CAZORLA, I. M. O ciclo investigativo no ensino de conceitos
estatísticos. Revemop, Ouro Preto (MG), v. 2, p. 1-22, 2020. Disponível em:
https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/revemop/article/view/4251>.
Acesso em: 20 nov. 2022.
SANTANA, E. R. S.; LAUTERT, S. L.; CASTRO FILHO, J. A.; NUNES, C. B.; SANTOS, E. M. Northeast Mathematical Education Network: professional development and statistical teaching from a critical and equity perspective. Brazilian journal of Science teaching and Technology, Ponta Grossa, Special Edition, p. 33-55, Apr. 2022.
SANTOS, L. B.; SANTANA, E. R. dos S. Uma sequência de ensino para a formação de conceitos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2010, 21 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4187
SILVA, A. C. S. da; COUTO, M. E. S. Conceitos Estatísticos no 1º ano do Ensino Fundamental: uma proposta investigativa em sala de aula. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 65–80, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i23.5112. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5112. Acesso em: 20 nov. 2022.
UTSUMI, M. C.; CARZOLA, I. M.; KATAOKA, V. Y. Statistical training of pre-service teachers with application in school practical. American Review of Mathematics and Statistics, vol. 2, n° 1, Madson, p 55-66, 2014.
WILD, J. C.; PFFANKUCH, M. In: International Statistical Review (1999) 67, 3, 223-265, Printed in Mexico Statistical Thinking in Empirical Enquiry. Disponível em: http://iaseweb.org/documents/intstatreview/99.Wild.Pfannkuch.pdf. Acesso em: 02 de maio de 2019.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Clarice da Silva Nascimento, Luana Cerqueira de Almeida, Henrique Luis da Silva Santos, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.