EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO

Autores

  • Rosalba Lopes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.41

Palavras-chave:

Artefatos Históricos, Experiência docente., Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar experiências de uso de artefatos históricos em atividades de ensino como possibilidade de abordagem de conteúdos matemáticos, em sala de aula da Educação Básica. Trata-se de pesquisa bibliográfica realizada em livros, dissertação e outros textos que enfocaram a utilização da História da Matemática e Artefatos Históricos como recursos motivadores para desenvolver de temáticas relacionadas ao conhecimento matemático.  Como respaldo teórico, foram utilizadas as ideias de D’Ambrosio (1996), Funari (2003), Lorenzato (2006), Fossa (2006), Duarte (1989), Gutierre (2003) e Mendes (2005), que permitiram evidenciar o conceito de artefatos e os aspectos significativos da utilização de artefatos históricos no ensino da matemática. As experiências ressaltadas no texto, permitiram constatar que o uso de artefatos no ensino, possibilitaram a participação ativa do aluno na resolução das atividades propostas, a construção e manipulação de materiais concretos, além do desenvolvimento de habilidades de realização de pesquisas, leituras e registros que traduziram a compreensão do conteúdo estudado.

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

OLIVEIRA, R. L. de. EXPERIÊNCIAS DE UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS HISTÓRICOS EM ATIVIDADES DE ENSINO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 4, n. 11, p. 71–80, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v4i11.41. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/41. Acesso em: 22 dez. 2024.