A Razão de Bronze: uma contribuição de Vera M. W. de Spinadel para o ensino de Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.8185

Palabras clave:

Números metálicos, Retângulo de bronze, Razão de bronze, Ensino de Matemática, História da Matemática

Resumen

Neste artigo introduzimos a razão de bronze, não somente como um membro da família de números metálicos criada por Spinadel (2003a), mas como uma relação entre o retângulo de bronze e a sequência , numa abordagem diferente do que fez Spinadel ao generalizar a sequência de Fibonacci. Com o propósito de se conhecer um pouco sobre sua trajetória como professora de Matemática e pesquisadora, apresentamos uma breve biografia da matemática argentina Vera M. de Spinadel, uma mulher à frente do seu tempo, mas pouco conhecida no meio matemático. Definimos, também, a razão de bronze, um caso particular dos números metálicos da forma  e, em seguida, definimos e construímos, geometricamente, o retângulo de bronze e a razão de bronze. Além disso, como resultado principal deste trabalho, apresentamos uma sequência semelhante às sequências de Fibonacci e de Pell, que converge para a razão de bronze no mesmo sentido que tais sequências convergem para as razões de ouro e de prata, a partir dos retângulos de ouro e de prata, respectivamente. Tal sequência não existe na literatura da maneira como as de Fibonacci (ÁVILA, 1985) e de Pell (OLIVEIRA, 2022), quanto às relações com os retângulos de ouro e de prata. O trabalho tem como objetivos definir e construir o retângulo de bronze e a razão de bronze, bem como mostrar que a sequência  converge para a razão de bronze, a partir de sua relação com o retângulo de bronze. Esperamos que este trabalho possa contribuir para dar suporte a trabalhos interdisciplinares com o ensino de Matemática, de modo que a razão de bronze possa ser utilizada na proposição de problemas e atividades sobre números irracionais com a resolução de problemas de cunho prático ou não, vislumbrando aplicações desta razão no mundo que nos cerca, como foi feito com as razões de ouro e de prata, mostrando como a História da Matemática nos auxilia nas atividades de sala de aula. Sabemos que esses desdobramentos para possíveis caminhos que levem a aplicações práticas, contribuem, sobremaneira, para a melhoria da ação e formação dos professores de Matemática da Educação Básica.

Descargas

Métricas

Visualizaciones del PDF
419
Jul 25 '22Jul 28 '22Jul 31 '22Aug 01 '22Aug 04 '22Aug 07 '22Aug 10 '22Aug 13 '22Aug 16 '22Aug 19 '2250
| |

Biografía del autor/a

João Luzeilton de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1987), Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutor em Engenharia de Teleinformática, com ênfase em Computação Quântica, pela Universidade Federal do Ceará (2012). Título da Tese: Ferramentas Algébricas para o Estudo do Entrelaçamento Quântico. Pós - Doutor em Ensino de Matemática pela Universidade Federal Ceará (2019). Tendo lecionado Matemática por 7 (sete) anos em escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, atualmente é professor Adjunto M da Universidade Estadual do Ceará - UECE, no curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, lecionando as disciplinas de CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, ÁLGEBRA LINEAR, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS, GEOMETRIA EUCLIDIANA, FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA ANALÍTICA, TEORIA DOS NÚMEROS, ESTRUTURAS ALGÉBRICAS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, DESENHO GEOMÉTRICO e ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Atua também como professor das disciplinas NÚMEROS E FUNÇÕES REAIS, CÁLCULO​ DIFERENCIAL E INTEGRAL, ARITMÉTICA e GEOMETRIA ANALÍTICA no PROFMAT/FECLESC/UECE. De abril/2014 a abril/2018 foi coordenador do subprojeto do PIBID - MATEMÁTICA/FECLESC. Além disso, desenvolve atividades de orientação de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Monitoria Acadêmica. Áreas de interesse: Matemática, Ensino de Matemática, Formação de Professores, História da Matemática, Entrelaçamento de Estados Quânticos (medidas de entrelaçamento e critérios de separabilidade de estados quânticos), Algoritmos Quânticos e Geometria Dinâmica. Desde 2017 integra o Laboratório de Pesquisas Multimeios da Universidade Federal do Ceará - UFC. Coordena atualmente o Projeto de Extensão "MATEMÁTICA, COMUNIDADE, CIDADANIA E UNIVERSIDADE" da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC.

Citas

ÁVILA, Geraldo. Retângulo áureo, divisão áurea e sequência de Fibonacci. Revista do Professor de Matemática, n. 6, SBM, p. 9 - 14, 1º semestre de 1985.

BARBOZA, Ana Caroline Frigéri; BERGAMIM, Érica Gambarotto Jardim; TRIVIZOLI, Lucieli Maria. Números irracionais: duas atividades envolvendo o pentagrama. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 8, n. 24, p. 32 – 46, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/4683>. Acesso em: 9 abr. 2022.

BROETTO, Geraldo Cláudio; SANTOS-WAGNER, Vânia Maria Pereira dos. O Ensino de Números Irracionais na Educação Básica e na Licenciatura em Matemática: um círculo vicioso está em curso? Bolema, v. 33, n. 64, p. 728 – 747, ago. 2019.

COELHO, Maria Glécia Monteiro. Trajetórias de mulheres docentes da área de Matemática: um estudo de gênero com professoras de Quixadá a partir dos anos finais do ensino fundamental. 2021, 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual do Ceará - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC, Quixadá, CE, 2021.

HUNTLEY, Herbert Edwin. E. The Divine Proportion: a Study in Mathematical Beauty. New York: DOVER, 1970.

KAPPRAFF, Jay. CONNECTIONS: The Geometric Bridge Between Art and Science. Singapura: World Scientific, 2001.

KAPPRAFF, Jay. BEYOND MEASURE: A Guided Tour Through Nature, Myth, and Number. Singapura: World Scientific, 2002.

LIVIO, Mario. Razão Áurea: a história de Fi, um número surpreendente. Tradução de Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record, 2009.

MELO, Carlos Ian Bezerra de. Relações de gênero na matemática: o processo histórico-social de afastamento das mulheres e algumas bravas transgressoras. Revista Ártemis - Estudos de Gênero, Feminismos e Sexualidades, v. XXIV, n. 1, p. 189 – 20, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/34424>. Acesso em: 12 abr. 2022.

MOREIRA, Nícolas de Araújo. E quando as outras ciências influenciam as ciências exatas? Ou... Em defesa de um ensino transversal. Revista do Professor de Matemática On-line, v. 9, n.2, SBM, p. 252 – 260, 2021.

OLIVEIRA, João Luzeilton de; MELO, Carlos Ian Bezerra de. A Razão de Prata e o mundo que nos cerca. Educação Matemática em Revista, v. 26, n. 71, SBEM, p. 31 – 45, abr./jun. 2021.

OLIVEIRA, João Luzeilton de. O retângulo de prata, a razão de prata e sua relação com a sequência de Pell. Revista do Professor de Matemática On-line, v. 10, n.2, SBM, p. 163 – 181, 2022.

PINTO, Ronaldo; COSTA, Liliana da. A irracionalidade e transcendência de certos logaritmos. Revista do Professor de Matemática On-line, v. 6, n.1, SBM, p. 68 – 75, 2018.

SANTOS, Jailda da Silva dos; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Mulheres nas Ciências Exatas: um olhar para pesquisas científicas. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 25, p. 20–34, 2022. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5601>. Acesso em: 9 abr. 2022.

SILVA, Marcelo Miranda. Desmistificando o conjunto dos números irracionais. 2018, 76f. Dissertação de Mestrado (PROFMAT) - Universidade Estadual do Ceará- Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede (PROFMAT) - Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC, Quixadá - CE, 2018.

SPINADEL, Vera M. Winitzky de. Del Número de Oro al Caos. Buenos Aires: Nobuko, 2003a.

SPINADEL, Vera M. Winitzky de. La familia de numeros metalicos. Cuadernos del CIMBAGE, n. 6, p. 17 - 44, 2003b.

STAKHOV, Alexey Petrovich. THE MATHEMATICS OF HARMONY: From Euclid to Contemporary Mathematics and Computer Science. Singapura: Editora World Scientific, vol. 22, 2009.

Publicado

2022-07-23

Cómo citar

OLIVEIRA, J. L. de. A Razão de Bronze: uma contribuição de Vera M. W. de Spinadel para o ensino de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 1–17, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i27.8185. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8185. Acesso em: 4 abr. 2025.