A Razão de Bronze: uma contribuição de Vera M. W. de Spinadel para o ensino de Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i27.8185

Palabras clave:

Números metálicos, Retângulo de bronze, Razão de bronze, Ensino de Matemática, História da Matemática

Resumen

Neste artigo introduzimos a razão de bronze, não somente como um membro da família de números metálicos criada por Spinadel (2003a), mas como uma relação entre o retângulo de bronze e a sequência , numa abordagem diferente do que fez Spinadel ao generalizar a sequência de Fibonacci. Com o propósito de se conhecer um pouco sobre sua trajetória como professora de Matemática e pesquisadora, apresentamos uma breve biografia da matemática argentina Vera M. de Spinadel, uma mulher à frente do seu tempo, mas pouco conhecida no meio matemático. Definimos, também, a razão de bronze, um caso particular dos números metálicos da forma  e, em seguida, definimos e construímos, geometricamente, o retângulo de bronze e a razão de bronze. Além disso, como resultado principal deste trabalho, apresentamos uma sequência semelhante às sequências de Fibonacci e de Pell, que converge para a razão de bronze no mesmo sentido que tais sequências convergem para as razões de ouro e de prata, a partir dos retângulos de ouro e de prata, respectivamente. Tal sequência não existe na literatura da maneira como as de Fibonacci (ÁVILA, 1985) e de Pell (OLIVEIRA, 2022), quanto às relações com os retângulos de ouro e de prata. O trabalho tem como objetivos definir e construir o retângulo de bronze e a razão de bronze, bem como mostrar que a sequência  converge para a razão de bronze, a partir de sua relação com o retângulo de bronze. Esperamos que este trabalho possa contribuir para dar suporte a trabalhos interdisciplinares com o ensino de Matemática, de modo que a razão de bronze possa ser utilizada na proposição de problemas e atividades sobre números irracionais com a resolução de problemas de cunho prático ou não, vislumbrando aplicações desta razão no mundo que nos cerca, como foi feito com as razões de ouro e de prata, mostrando como a História da Matemática nos auxilia nas atividades de sala de aula. Sabemos que esses desdobramentos para possíveis caminhos que levem a aplicações práticas, contribuem, sobremaneira, para a melhoria da ação e formação dos professores de Matemática da Educação Básica.

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Biografía del autor/a

João Luzeilton de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1987), Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutor em Engenharia de Teleinformática, com ênfase em Computação Quântica, pela Universidade Federal do Ceará (2012). Título da Tese: Ferramentas Algébricas para o Estudo do Entrelaçamento Quântico. Pós - Doutor em Ensino de Matemática pela Universidade Federal Ceará (2019). Tendo lecionado Matemática por 7 (sete) anos em escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, atualmente é professor Adjunto M da Universidade Estadual do Ceará - UECE, no curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, lecionando as disciplinas de CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, ÁLGEBRA LINEAR, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS, GEOMETRIA EUCLIDIANA, FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA ANALÍTICA, TEORIA DOS NÚMEROS, ESTRUTURAS ALGÉBRICAS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, DESENHO GEOMÉTRICO e ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Atua também como professor das disciplinas NÚMEROS E FUNÇÕES REAIS, CÁLCULO​ DIFERENCIAL E INTEGRAL, ARITMÉTICA e GEOMETRIA ANALÍTICA no PROFMAT/FECLESC/UECE. De abril/2014 a abril/2018 foi coordenador do subprojeto do PIBID - MATEMÁTICA/FECLESC. Além disso, desenvolve atividades de orientação de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Monitoria Acadêmica. Áreas de interesse: Matemática, Ensino de Matemática, Formação de Professores, História da Matemática, Entrelaçamento de Estados Quânticos (medidas de entrelaçamento e critérios de separabilidade de estados quânticos), Algoritmos Quânticos e Geometria Dinâmica. Desde 2017 integra o Laboratório de Pesquisas Multimeios da Universidade Federal do Ceará - UFC. Coordena atualmente o Projeto de Extensão "MATEMÁTICA, COMUNIDADE, CIDADANIA E UNIVERSIDADE" da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC.

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Publicado

2022-07-23

Cómo citar

OLIVEIRA, J. L. de. A Razão de Bronze: uma contribuição de Vera M. W. de Spinadel para o ensino de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 1–17, 2022. DOI: 10.30938/bocehm.v9i27.8185. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/8185. Acesso em: 22 nov. 2024.