Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i24.5441

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Profissional e Tecnológica, Integração Curricular, Formação de professores

Resumo

Este manuscrito parte de uma inquietação dos autores sobre características da formação e da atuação profissional de professores que compartilham experiências de Educação Matemática com alunos de cursos técnicos em diferentes eventos acadêmicos. O artigo é, nesse sentido, um desdobramento de um projeto de Iniciação Tecnológica que instituiu o Repositório de Experiências de Educação Matemática na Educação Profissional (REMEP). Nessa pesquisa, objetivamos compreender possíveis traços característicos no perfil dos professores que atuam e ensinam matemática na Educação Profissional e Tecnológica. A estratégia metodológica consistiu em analisar a formação dos docentes, seus vínculos empregatícios, suas experiências com pesquisas de Educação Matemática na Educação Profissional Técnica de Nível Médio e suas participações em grupos de pesquisa. O levantamento de dados trouxe resultados otimistas no que tange à participação na busca de um ensino interdisciplinar e a importância da integração entre a Matemática e as demais disciplinas para a emancipação do aluno. Com essa pesquisa, observamos que a preocupação em relação ao ensino profissionalizante está cada vez mais presente no cotidiano de docentes das mais diversas áreas do conhecimento, o que nos permite ampliar a noção de “professores que ensinam matemática” até então associada aos matemáticos e pedagogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deborah da Silva Pimentel, Instituto Federal do Espírito Santo

Técnica em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2019) e Licencianda em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo Ifes. Desde 2019 participa do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Educação Profissional - EMEP.

Ana Clara Frossard Souza, Instituto Federal do Espírito Santo

Licencianda em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Lauro Chagas e Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Ifes e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. É professor efetivo do Ifes, lecionando em cursos técnicos e superiores do campus Vila Velha. Também atua como Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica do Ifes. É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), tendo atuado em dois mandatos da diretoria regional da SBEM Espírito Santo (2012-2015 e 2015-2016) e, mais recentemente, na Diretoria Nacional da sociedade (2016-2019). Lidera o EMEP - Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Educação Profissional e participa do Grupo de Trabalho 2 da SBEM - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Trabalhadores e Feiras de Matemática.

Referências

ARAÚJO, R. M. L. Formação de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica: por uma pedagogia integradora da Educação Profissional. Trabalho & Educação. Vol. 7. nº 2.mai/ago, 2008.

BITTENCOURT, J. Sentidos da integração curricular e o ensino de matemática nos parâmetros curriculares nacionais. Zetetiké, v. 12, n. 2, p. 71-88, 17 fev. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf

BRASIL; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/docman/?task=doc_download&gid=11663&Itemid

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de Dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação Ciências e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p.1, 30/12/2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm

FERNANDES, F. S.; VALENTE, W. R. Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 63, p. iv-xix, abr. 2019.

FERREIRA, F. A. Provas e demonstrações: compreensões de dez anos da produção em educação matemática expressa em eventos (2003-2013). 417 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2016.

FREITAS, I. A. F.; SÁ, L. C. e. Os bastidores de práticas interdisciplinares da Educação Profissional técnica de nível médio: o que dizem os professores que ensinam matemática?. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.13, n. 1, p. 333-348, jan./abr. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3895/rbect.v13n1.9888

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. N. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: _____ (Orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, p. 21-56, 2005.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Síntese de Indicadores Sociais uma análise das condições de vida da população brasileira 2018. Rio de Janeiro: IBGE; 2018.

MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, nº 1, 2008.

MOURA, D. H. Trabalho e formação docente na Educação Profissional. Coleção formação pedagógica. v.3. Curitiba, PR: IFPR –EAD. 2014. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/editora/livros-para-download/trabalho-e-formacao-docente-na-educacao-profissional-dante-moura

PAVIANI, J. Disciplinaridade e interdisciplinaridade. In: PIMENTA, C. Interdisciplinaridade, humanismo, universidade. Porto (Portugal): Campo das Letras, 2004. p. 15-57

SKOVSMOSE, O. Um convite à educação matemática crítica. 1.ed., Campinas, SP: Papirus, 2014.

SILVA, E. S. da; OLIVEIRA, A. T. da C. C. de. O Ensino Médio Integrado sob Diferentes Perspectivas para o Ensino de Matemática. Zetetiké, v. 26, n. 2, p. 423-438, 13 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

PIMENTEL, D. da S. .; SOUZA, A. C. F.; SÁ, L. C. e . Um perfil dos professores que compartilham experiências de Educação Matemática com estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 24, p. 19–31, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v8i24.5441. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5441. Acesso em: 24 abr. 2024.