É POSSÍVEL UTILIZAR FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA?
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v4i11.42Palavras-chave:
História da Matemática, Ensino de Matemática, Educação BásicaResumo
O ensino e aprendizagem de matemática em todos os segmentos da Educação Básica tornou-se pauta das principais discussões acerca da qualidade do ensino deste segmento em nosso país. A preocupação com o ensino da disciplina também tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas no campo da Educação Matemática. Uma das perspectivas desses estudos aponta para a inserção da História da Matemática como um recurso metodológico nas salas de aula que combatem um ensino estritamente dedutivo-formal. Este artigo mostra de forma bastante clara possibilidades plausíveis de utilização de fontes históricas no ensino de Matemática por meio da exploração didática da Lettres à une Princesse d’Allemagne sur divers sujets de physique et de philosophie de Leonhard Euler escrita sob a forma de cartas pedagógicas no século XVIII. Nesse caso, buscou-se fundamentar a constituição histórica de conceitos matemáticos e suas relações com o desenvolvimento da ciência, juntamente com uma abordagem pedagógica que favoreça a desmistificação de tabus solidamente estabelecidos de que a matemática tem um fim em si mesma é difícil de aprender.