A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS

Autores

  • Marcos Lübeck UNIOESTE
  • Antonio Rodrigues Junior UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i21.3144

Palavras-chave:

História da Matemática; Ensino de Matemática; Números.

Resumo

Neste artigo apresentamos excertos e reflexões a partir de uma investigação realizada no âmbito de um Trabalho de Conclusão de Curso, defendido e aprovado sob a forma de uma Monografia, no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Foz do Iguaçu/PR, e que teve como motivação primeira investigar acontecimentos e singularidades relatadas na história dos números, momento em que estudamos livros da área para assim apresentar considerações destacadas deles de maneira compilada. Para tanto, fundamentados metodologicamente em uma pesquisa histórico-bibliográfica, expomos fatos e assumimos a história como uma ferramenta de ensino. Nesse sentido, a História da Matemática, empregada aqui como sendo nosso principal aporte, descreve os números e como suas representações foram desenvolvidas, destacando em especial a necessidade que o ser humano sempre teve de contar e de representar quantidades no seu cotidiano, representações estas que foram amparadas pela contribuição de diversos povos e muitas culturas. Sobre a história dos números propriamente dita temos diversos referencias, e por isso, o desígnio principal deste trabalho é mostrar, sobretudo para os professores de Matemática, que estes tem um importante arrimo para auxiliá-los no processo de ensino de Matemática, que é o contexto histórico envolvendo os números e certos fatos relacionados a eles. Nisto, a possibilidade de poder se valer da História da Matemática é fundamental, tanto para os professores quanto para os alunos, sobretudo agora, quando mudanças educacionais significativas estão sendo testadas e praticadas, todas pautadas em documentos outros, em legislações reformuladas, em novas bases e diferentes referenciais curriculares.

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Publicado

2021-06-05

Como Citar

LÜBECK, M.; JUNIOR, A. R. A HISTÓRIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO DOS NÚMEROS. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 21, p. 25–43, 2021. DOI: 10.30938/bocehm.v7i21.3144. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/3144. Acesso em: 23 dez. 2024.

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