ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -M ENTE (L2) E EM -LY (L1):
UM ESTUDO SOBRE CONDIÇÕES DE TRADUÇÃO DE MANUAIS DE QUÍMICA
Palavras-chave:
Tradução Científico-Técnica, Texto Acadêmico-Didático de Química, Advérbios Inglês-PortuguêsResumo
Em meio a uma pesquisa interdisciplinar entre a Área de Educação Química e o projeto TEXQUIM da UFRGS, observam-se aspectos coesivos e enunciativos em
manuais acadêmicos de Química. Visando contribuir para que se obtenha elementos caracterizadores do perfil do texto acadêmico-didático de Química em português, fruto de tradução do inglês, trazemos aqui algumas observações sobre a incidência e funcionalidade de advérbios terminados em -mente (L2) e -ly (L1) em dois manuais de Química Geral contrastando texto-fonte e texto traduzido.
Downloads
Referências
ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de Química, questionando a vida moderna e omeio ambiente, 1.ed, Porto Alegre: Artmed, 2001.
FINATTO, MARIA JOSÉ B.; AZEREDO, SUSANA DE; EICHLER, MARCELO L. CaracterizaçãoCoesiva e enunciativa do manual de Química Geral: um estudo interdisciplinar de um corpus textual. Anais do II Encontro Nacional de Ensino de Línguas e XVII Semana de Letras da UCS, de 8 a 11 de setembro de 2003. UCS, Caxias do Sul.
MAHAN, Bruce M. & MYERS, Rollie J. Química, um curso universitário, 4.ed, São Paulo: Edgard Blücher, 1995.
MAHAN, Bruce M.; MYERS, Rollie J. University Chemistry. Forth Edition. United States of America: World Student Series Edition, 1987.
NEVES, MARIA HELENA DE MOURA. Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.
SILVA, S. M.; EICHLER, M. L.; DEL PINO, J. C. As percepções dos professores de Química geral sobre a seleção e a organização conceitual em sua disciplina. Química Nova, Agosto, 2003, v. 26. n. 4 p.585-594.
VERMEER, Hans. El mundo como proceso-reflexiones traslatológicas. Trabalhos em Linguística
Aplicada, 24 (1) 5-18 (tradução de Célia Mastín de Leon), 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Salete Moncay Cechin, Daviane Zottis Contini, Maria José B. Finatto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).