Para além do currículo

A extensão universitária como espaço de ensino-aprendizagem da Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (TALS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-10595

Palavras-chave:

Tradução audiovisual, Libras, Extensão universitária

Resumo

Este artigo objetiva realizar uma análise descritiva de uma experiência de ensino-aprendizagem da tradução audiovisual da língua de sinais (TALS) em uma atividade de extensão universitária desenvolvida no Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (Latravilis) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trata-se da tradução de uma série de comédia, do tipo sitcom, intitulada “Baby & Rose”, produzida com apoio da Agência Nacional do Cinema e exibida no canal fechado MultiShow. A realização da atividade baseou-se na proposta didático-pedagógica de Nascimento (2014), que se fundamenta da articulação teórico-metodológica entre o pensamento bakhtiniano e os Estudos da Tradução e Interpretação da Língua de Sinais (ETILS), e que considera cinco fases para a construção do processo tradutório de materiais audiovisuais na formação de tradutores e intérpretes de Libras-Português, a saber: (i) mobilização dos tradutores à reflexão sobre o gênero do discurso a ser traduzido; (ii) exploração do gênero a partir da identificação dos aspectos interlocutivos, composicionais, estilísticos e temáticos; (iii) mapeamento dos elementos verbo-visuais que serão transpostos para o texto em língua de sinais; (iv) preparação da tradução por meio de diferentes estratégias; e (v) execução a tradução e o registro em vídeo. O projeto de extensão universitária oportunizou aos estudantes contato com uma demanda real de TALS em um ambiente controlado, supervisionado e com o suporte pedagógico de professores-tradutores capacitados evidenciando a necessidade de formar tradutores e intérpretes de Libras que saibam lidar com demandas ligadas ao audiovisual.

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Biografia do Autor

Vinícius Nascimento, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar);Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2022-2023). Doutor (2016) e Mestre (2011) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bacharel em Fonoaudiologia (2009) pela mesma instituição. Professor Adjunto III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com atuação no eixo de tradução e interpretação do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da UFSCar e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC). Coordena o Laboratório de Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (LATRAVILIS/DPsi/UFSCar) onde tem desenvolvido e coordenado ações de ensino, pesquisa e extensão voltados à tradução e à interpretação audiovisual da Libras.

Lis Maximo e Melo, Centro Universitário Central Paulista (Unicep)

Especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC. Bacharela em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e bacharela em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa também pela UFSCar. Tradutora e Intérprete de Libras e Língua Portuguesa do Centro Universitário Central Paulista – Unicep. São Carlos, SP.

Guilherme Nichols, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Assistente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

NASCIMENTO, M. V. B.; MELO, L. M. e; NICHOLS, G. Para além do currículo: A extensão universitária como espaço de ensino-aprendizagem da Tradução Audiovisual da Língua de Sinais (TALS). Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 142–159, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-10595. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/10595. Acesso em: 23 dez. 2024.