ANÁLISE DA REPETIÇÃO GESTUAL E DE METÁFORAS MULTIMODAIS EM DISCURSOS POLÍTICOS DE DEPUTADOS DE ESQUERDA
Palavras-chave:
Metáforas Multimodais, Gestos, Discursos Políticos, MetaforicidadeResumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar a repetição gestual e emergência de metáforas multimodais no discurso de três diferentes deputados que se autodenominam de Esquerda. A análise dos dados foi feita com base em três vídeos de sessões legislativas com Jean Wyllys, Ivan Valente e Erika Kokay. Este estudo propõe uma análise interdisciplinar entre a Linguística Cognitiva e os Estudos Gestuais. A análise das metáforas multimodais foi embasada na Teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (2003), a qual discute os processos metáforicos incorporados na linguagem, no pensamento e na ação. No que diz respeito aos gestos, foram utilizadas as diretrizes para identificação de metáforas nos gestos, propostas por Cienki (2017), em que há uma análise mais abrangente dos gestos metafóricos. Além disso, foram considerados os pressupostos metodológicos apresentados por Bressem (2014), em que as discussões sobre repetição são realizadas a partir de uma perspectiva gestual e multimodal. O foco principal das análises foi dado à comparação entre os vídeos escolhidos, para encontrar as semelhanças e diferenças em relação ao uso dos gestos metafóricos identificados nos discursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Edilane Teixeira Cotrim, Maíra Avelar, Anderson Alves Chaves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).