A CONSTRUÇÃO METAFÓRICA NO DISCURSO POLÍTICO: LULA X FHC
Palavras-chave:
Funcionalismo, Metaforização, DiscursoResumo
Este artigo analisa a construção metafórica dos discursos de Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva à luz da teoria funcionalista. Por ambos possuírem experiências de vida bem diferenciadas, considera-se que isso possa se refletir na construção de seus discursos; ratificando, assim, a hipótese de o emprego de metáforas estar associado ao conhecimento de mundo do indivíduo.
Downloads
Referências
GIVÓN, T. Syntax and semantics: discourse and syntax, Vol 12. New York: Academic Press, 1979.
HEINE, B. et al. Grammaticalization: a conceptual framework. Chicago/London: The University of Chicago Press, 1991.
LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Philosophy in the flesh. The embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999.
______. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP: Mercado de Letras. São Paulo: Educ, 2002.
MARCUSCHI, L.A. Apropósito da metáfora. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2000. Mimeografado.
MARTELOTTA, M.E. A mudança lingüística. In MARTELOTTA, M.R.; OLIVEIRA, M.R. & CUNHA, M.A.F. Lingüística funcional: teoria e prática. Rio de Janeiro: DP&A, editora 2003.
NARO, A. & VOTRE, S. Mecanismos funcionais do uso da língua. Vol.5, n.2 São Paulo: D.E.L.T.A., 1986.
SILVA, A.S. Linguagem, cultura e cognição, ou a lingüística cognitiva. In SILVA, A.S., TORRES, A. & GONÇALVES, M. (orgs.), Linguagem, cultura e cognição: Estudos de lingüística cognitiva. Vol. I. Coimbra:Almedina, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Hyléa Vale Ramalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).