UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE O (PEDIDO DE) IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF

Autores

  • Gilvan Santana de Jesus UFS
  • Wilton James Bernardo-Santos UFS

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Formação Discursiva, Impeachment

Resumo

As recentes manifestações contra o Governo petista de Dilma Rousseff, os protestos “anti-Dilma”, como ficaram conhecidos, têm por interesse a efetivação de um processo de impeachment que culminaria na retirada da presidente do cargo. Todo esse contexto é a matéria para a realização deste trabalho. A partir dele, fizemos uma análise discursiva de peças sobre os pedidos de impeachment da presidente, isto é, uma análise do impeachment enquanto um acontecimento discursivo. Através da mobilização de um dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso de linha francesa e de suas respectivas categorias, especialmente no que se refere à categoria formação discursiva, procuramos analisar como acontece o processo de constituição dos sentidos, bem como analisamos os diversos atravessamentos discursivos nas peças selecionadas para a composição de nosso corpus: textos sobre o impeachment publicados em duas edições impressas do Jornal Folha de São Paulo (referentes a 12 e 18 de abril de 2015). Contudo, outras categorias também são mobilizadas nos gestos analíticos que movemos, tais como: sujeito e interdiscurso. Para tanto, o trabalho está fundamentado na produção de autores como: Michel Pêcheux (1997, 1999, 2002), Eni Orlandi (2007, 2015), Jacques Guilhaumou (2006), Louis Althusser (1985), Jacqueline Authier-Revuz (1990), Dominique Maingueneau (2005), entre outros. As análises feitas aqui procuraram observar quais discursos atravessam (e determinam) os textos selecionados para a composição do corpus, a fim de perceber a que posição(ões) as peças analisadas filiam-se. Nesse sentido, observamos como os discursos político e jurídico, por exemplo, constituem o sujeito da posição jornalística de modos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
AUTHIER-REVUZ, J. “Heterogeneidade(s) enunciativa(s).” In: Cadernos de estudos linguísticos, Campinas, UNICAMP – IEL, n. 19, jul./dez.,1990.
GADET, F.; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.
GUILHAUMAU, J. “Aonde vai a Análise de Discurso? Em torno da noção de Formação discursiva”. In: Línguas e instrumentos linguísticos, nº 16, Pontes, Campinas, 2006.
MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Curitiba: Edições Criar, 2005.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2015.
______. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes, 2007.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.
______. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre; et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999.
______. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1997.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

DE JESUS, G. S.; BERNARDO-SANTOS, W. J. UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE O (PEDIDO DE) IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 35–44, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1681. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos