Narrativas e perfis de professores formadores de um curso de Licenciatura em Espanhol de um Instituto Federal

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5179

Mots-clés :

Narrativas docentes, Professor formador, Língua espanhola

Résumé

Este estudo tem como foco de análise as narrativas de professores formadores atuantes no curso de Licenciatura de Espanhol de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os primeiros cursos na área de Letras nesse contexto institucional datam de 2006 e ainda são poucas as pesquisas acadêmicas sobre o perfil de trabalho e as concepções de linguagem que assumem os professores atuantes nesses contextos. A partir do prisma teórico da Linguística Aplicada em diálogo com autores da área da Educação, o artigo emprega a pesquisa narrativa (TELLES, 2002; ROMERO, 2010) como mecanismo epistemológico e instrumento de dados na compreensão das práticas vivenciadas e compartilhadas pelos docentes de um Instituto Federal (IF). Por meio da composição de sentidos (MELLO, 2004) para o material documental de quatro narrativas docentes, esta investigação pretende dar continuidade aos estudos já realizados por Silva Júnior (2016) e Silva Júnior e Eres Fernández (2020) no entendimento do trabalho do professor formador atuante em um IF e seu olhar para sua prática pedagógica de espanhol em um curso de Licenciatura. Como encaminhamentos, constatamos que a pesquisa narrativa permite identificar crenças, perfis e imagens que podem identificar particularidades dos sujeitos participantes. Em nossa pesquisa, os perfis docentes elencados são peças fundamentais no trabalho desenvolvido na proposta pedagógica do IF analisado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Antonio Ferreira da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestrado e Doutorado em Letras Neolatinas pela UFRJ. Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUCSP) e em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP). Atualmente, é Professor de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Colégio de Aplicação e no Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Faculdade de Letras. Foi Supervisor do PIBID-Espanhol no CAp-UFRJ (2018-2020). Atuou como coordenador adjunto de Língua Estrangeira Moderna (Espanhol) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Ensino Médio 2018 (Ministério da Educação). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar Latino-Americano (UFRJ-CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Espanhol (UNILA-CNPq). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Hispanistas - ABH (Gestão 2020-2022). Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de espanhol, formação de professores de Letras/ Espanhol nos Institutos Federais, narrativas docentes, pesquisa narrativa, ensino de espanhol nos Institutos Federais e ensino de espanhol para fins específicos.

Références

AMIGUES, R. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, A. R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 35-53.

BRONCKART, J.P.; MACHADO, A.R. Procedimentos de análise de textos sobre o trabalho educacional. In: MACHADO, A. R. O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004, p. 131-163.

CELANI, M. A. A. Professores e formadores em mudança: relato de um processo de reflexão e transformação da prática docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

LAGARES, X. C. Ensino de espanhol no Brasil: uma (complexa) questão de política linguística. In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K.; TILIO, R.; ROCHA, C.H. Política e políticas linguísticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, p. 181-198.

LEFFA, V. Prefácio. In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K.; TILIO, R.; ROCHA, C.H. Política e políticas linguísticas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, p. 7-10.

LÜDKE, M. O educador: um profissional? In: CANDAU, V. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 64-73.

MELLO, D. M. Histórias de subversão do currículo, conflitos e resistências: Buscando espaço para a formação do professor na aula de língua inglesa do curso de Letras. 225f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13809. Acesso em: 12 fev. 2021.

NÓVOA, A. Prefácio. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. (org.) História e histórias de vidas: educadores fazem a história da educação rio-grandense. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001, p. 7-12.

PASSEGGI, M. C.; BARBOSA, T. M. N. (Org.). Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal: EdUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. (Coleção Pesquisa (Auto) Biográfica- Educação, nº 6).

PENIN, S. T. S. Profissão docente. Salto para o futuro, Rio de Janeiro, v. 19, n. 14, out. 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012181.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

PERRENOUD, P. A ambiguidade dos saberes e da relação com o saber na profissão de professor. In: ___. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 135-193.

ROMERO, T. R. S. Autobiografia de professores de inglês: o entretecer de memória e narrativa na constituição da identidade profissional. In: CELANI, M.A.A. Reflexões e ações (trans)formadoras no ensino-aprendizagem de inglês. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010, p. 141-162.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, abr. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.

SILVA JÚNIOR, A.F. Cursos Superiores da área de Linguagens no cenário dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação. Anais. Campina Grande: Realize, 2015. v. 1. p. 1-12.

______. Cursos de Licenciatura em Letras/Espanhol nos Institutos Federais: percurso histórico e narrativas de professores formadores. In: ___; SANTOS, R.C. (Orgs.). Retratos de cursos de Licenciatura em Letras/ Português-Espanhol. Curitiba: Editora Appris, 2016, p. 39-149.

SILVA JÚNIOR, A.F.; ERES FERNÁNDEZ, G. Grupo de discussão como recurso metodológico para pensar a formação de professores de língua espanhola. In: SOUZA, A.E.; ALVES, C.R.S.T.; JUNGES, F.C. (Orgs.). Discurso e Sociedade: a linguagem em diferentes perspectivas. Cruz Alta: Ilustração, 2020, p. 97-113.

TELLES, J. A. A trajetória narrativa: histórias sobre a prática pedagógica e a formação do professor de línguas. In: GIMENEZ, T. (org.) Trajetórias na formação de professores de línguas. Londrina: Editora UEL, 2002, p. 15-38.

Publiée

2021-06-04

Comment citer

SILVA JÚNIOR, A. F. da. Narrativas e perfis de professores formadores de um curso de Licenciatura em Espanhol de um Instituto Federal. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 359–380, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5179. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5179. Acesso em: 22 nov. 2024.