Narrativas e perfis de professores formadores de um curso de Licenciatura em Espanhol de um Instituto Federal
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5179Palavras-chave:
Narrativas docentes, Professor formador, Língua espanholaResumo
Este estudo tem como foco de análise as narrativas de professores formadores atuantes no curso de Licenciatura de Espanhol de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os primeiros cursos na área de Letras nesse contexto institucional datam de 2006 e ainda são poucas as pesquisas acadêmicas sobre o perfil de trabalho e as concepções de linguagem que assumem os professores atuantes nesses contextos. A partir do prisma teórico da Linguística Aplicada em diálogo com autores da área da Educação, o artigo emprega a pesquisa narrativa (TELLES, 2002; ROMERO, 2010) como mecanismo epistemológico e instrumento de dados na compreensão das práticas vivenciadas e compartilhadas pelos docentes de um Instituto Federal (IF). Por meio da composição de sentidos (MELLO, 2004) para o material documental de quatro narrativas docentes, esta investigação pretende dar continuidade aos estudos já realizados por Silva Júnior (2016) e Silva Júnior e Eres Fernández (2020) no entendimento do trabalho do professor formador atuante em um IF e seu olhar para sua prática pedagógica de espanhol em um curso de Licenciatura. Como encaminhamentos, constatamos que a pesquisa narrativa permite identificar crenças, perfis e imagens que podem identificar particularidades dos sujeitos participantes. Em nossa pesquisa, os perfis docentes elencados são peças fundamentais no trabalho desenvolvido na proposta pedagógica do IF analisado.
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