Intercâmbio e internacionalização sob lentes do Sul Global

Aprendizagem de espanhol e outros saberes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-8372

Palavras-chave:

Internacionalização, Intercâmbio, Língua espanhola, Aprendizagens diversas, Ensino superior

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de narrativas autobiográficas referentes a experiências de intercâmbios vividas por duas professoras-pesquisadoras no doutorado em uma universidade da Espanha no âmbito da aprendizagem e apropriação da língua espanhola e outros saberes. Neste sentido, o planejamento e a execução deste trabalho se deram, inicialmente, no diálogo das pesquisadoras sobre internacionalização, através de um minicurso, com estudantes vinculados à licenciatura em Letras - Língua Espanhola, e durante uma mesa-redonda em uma Semana Universitária, com alunos de diferentes cursos e instituições de ensino, além do público externo em geral, durante o ano de 2021. Para fomentar o registro desses diálogos e a realização deste estudo, utilizamos a metodologia de narrativas autobiográficas, de caráter informativo-descritivo, para coletar os relatos das experiências internacionais por meio dos diários de campo das duas professoras-pesquisadoras em questão, abordando as dimensões de ingresso e permanência na formação doutoral no exterior. Os resultados da pesquisa indicam, entre outros aspectos, que o financiamento da formação acadêmica no exterior é uma dimensão importante, pois interfere em diferentes sentidos, em particular, na escolha do destino, sobretudo para acadêmicos de baixa renda. Além disso, as narrativas de estudantes do Sul Global remetem a aprendizagens distintas durante o intercâmbio (língua estrangeira, currículo, história, geografia, cultura etc.), bem como constituem-se em ponto de referência para análises de políticas públicas e práticas de internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackeline Susann Souza da Silva, Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Doutora em Educação pela Universidad de Salamanca (Espanha). Mestre na Linha de Pesquisa Estudos Culturais e Licenciada em Pedagogia pela UFPB (Brasil). Realizou intercâmbio no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra (UC-Portugal), e no Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI-Brasil). Colaborou na função de docente e pesquisadora no Observatório Nacional da Educação Especial (UFSCar) e no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher-NIPAM (UFPB). Desenvolve consultorias, relatórios técnicos e materiais para instituições nacionais e internacionais, entre estas a UNESCO, na produção colaborativa de três produtos educacionais. Atualmente, é coordenadora educacional da Educação de Jovens e Adultos-EJA na Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (PB)-SEDEC. Expertise nos campos: disability studies, acessibilidade, relações gênero, educação superior e práticas pedagógicas inclusivas.

Referências

ANDRADE, D. W. de; SEIDE, M. S. Língua e cultura no ensino de espanhol como língua estrangeira: um estudo de caso com duas professoras do ensino público do oeste paranaense. Entreletras, Araguaína-TO, v. 7, n. 1, jan/jun. 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2244/pdf. Acesso em: 11 maio 2022.

BONDÍA J. L. Notas sobre narrativa e identidade. In: ABRAHÃO, M. H. M. (org.). A aventura (auto)biográfica: teoria & empiria. Porto Alegre: EDPUCRS, 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/2244/pdf. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Guia para Aceleração da Internacionalização Institucional: Pós-Graduação Stricto Sensu. CAPES. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/23122020_Guia_para_Acelerao_da_Internacionalizao_Institucional.pdf. Acesso em: 19 maio 2021.

CARVALHO; T. L. SILVA; J. S. S. (No prelo). Intercâmbio e internacionalização de estudos Brasil-Espanha: relatos de experiências na UERN. In: SILVA, M. J. F.; MESQUITA NETO; J. R. Extensão e ensino de espanhol: ações do NECLE em tempos de pandemia. Mossoró: EDUERN.

DICIONÁRIO OXFORD LANGUAGES. Significado da palavra “intercâmbio”. Disponível em: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/. Acesso em: 20 maio 2021.

FADANELLI, S. B.; SILVA, M. V. S. da. A Construção de Habilidades de Aquisição de Vocabulário na Escrita Acadêmica em Inglês com o auxílio da Linguística de Corpus: A Iniciativa do UCS Writing Center. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 4, p. 155-170, 2022.

IBGE. Dados sobre a situação de renda dos brasileiros. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 20 maio 2021.

MORAES M. C. B.; LEAL, F. G. Globalização, (De)Colonialidade e (Contra)Hegemonia no contexto da Internacionalização da Educação Superior: O Grito Surdo da Academia. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 27, n. 2, p. 313-342. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-2311.316.103166. Acesso em: 25 maio 2022.

ONU. Declaração de Salamanca. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.

PINTO, P. T.; GARCIA, D. N. M.; SANTOS, D. C. Ações de internacionalização para o ensino e a pesquisa na área de línguas. Fórum linguístico, v. 18, n. 1, p. 5618-5630, 2021.

SILVA, K. A. da.; XAVIER, R. P. Um panorama da internacionalização da educação superior na área do ensino de línguas adicionais e da pesquisa no Brasil. Fórum Linguístico, Florianópolis - SC, v. 18 n. 1, jan/mar, 2021.

VENTURA, L.; CRUZ, D. M. Metodologia de narrativas autobiográficas na formação de educadores. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 19, n. 60, p. 426-446, 2019. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/23455. Acesso em: 30 maio 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-19

Como Citar

CARVALHO, T. L. de; SILVA, J. S. S. da. Intercâmbio e internacionalização sob lentes do Sul Global: Aprendizagem de espanhol e outros saberes. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 115–136, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-8372. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8372. Acesso em: 15 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)