O Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-4867

Mots-clés :

Língua Portuguesa, Estágio Supervisionado, Ensino remoto emergencial

Résumé

O artigo descreve e analisa as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio, no contexto da pandemia, vivenciadas por uma acadêmica do curso de Letras a Distância da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no ano letivo de 2020. O texto apresenta como fundamentos teóricos as Diretrizes Curriculares Estaduais (DCE) (PARANÁ, 2008), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) (BRASIL, 2006), a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) (BRASIL, 2017), e as concepções de Shulman (1987), Peres (2012), Behar (2020), Rojo e Moura (2012), entre outros. Como resultados da experiência, o trabalho propiciou reflexões sobre diferentes faces do processo de ensino e aprendizagem na escola, destacando a mediação didática pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), bem como as dificuldades e limitações de atuar por esse formato, confirmando a necessidade de conhecimentos específicos e recursos tecnológicos adequados, além de uma formação inicial que permita aos docentes atuar em um contexto de transformação contínua.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Patrícia Cardoso Batista, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).  Graduanda em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Tutora a distância nos cursos de Pós-graduação. 

Nilza Pereira Crepaldi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre em Língua Portuguesa pelo Profletras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).  Especialista em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (Unicesumar). Graduada em Letras (Unespar). Professora da rede pública estadual do Paraná, e tutora a distância no curso de Letras (Português/Inglês) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Annie Rose dos Santos, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Références

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal.Tradução Maria E. Galvão e revisão Marina Appenzeller. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BEHAR, PatriciaAlejandra.O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a DistânciaUFRGS.6 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 23 nov. 2020.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum: versão final. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 set. 2020.

BRASIL, Portaria nº 544, de 16 jun. 2020. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 23 dez. 2020.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Linguagens, códigos e suas tecnologias. v. 1. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 16 set. 2020.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília. Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

CECILIO, Sandra Regina. Ensino de língua portuguesa: análise linguística. In: Aparecida de Fatima Peres (Org.). Saberes docentes e práticas de ensino de língua portuguesa: leitura, escrita, análise linguística e gramática. Maringá: Eduem, 2012. p.79-102.

GAYDECZKA, Beatriz; KARWOSKI, Acir Mário. Pedagogia dos multiletramentos e desafios para uso das novas tecnologias digitais em sala de aula no ensino de língua portuguesa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.18, n.1, p. 151-174, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/15301. Acesso em: 15 mar.2020.

KLEIMAN, Angela. O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela. (Org.).Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2008. p. 15-64.

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123. Acesso em: 14 ago. 2020.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Curitiba/PR: SEED, 2008.

PERES, Aparecida de Fatima. Afinal, o que é preciso saber para ser professor? In: Aparecida de Fatima Peres (Org.). Saberes docentes e práticas de ensino de língua portuguesa: leitura, escrita, análise linguística e gramática. Maringá: Eduem, 2012. p.13-24.

PINHEIRO, Wagner. Aula 3: como colocar a aula no Youtube e disponibilizar para seus alunos. Física Club.Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BrhPQs9zPlg. Acesso em: 23 dez. 2020.

RITTER, Lilian Cristina Buzato. Uma proposta pedagógica de leitura na perspectiva dialógica. In: Aparecida de Fatima Peres (Org.). Saberes docentes e práticas de ensino de língua portuguesa: leitura, escrita, análise linguística e gramática. Maringá: Eduem, 2012. p.37-52.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the New Reform. Harvard EducationalReview, Cambridge, n. 1, v. 57, p. 1-22, Febr. 1987.

VIANNA, Carolina Assis Dias; SITO, Luanda; VALSECHI, Marília Curado; PEREIRA, Sílvia Letícia Matievicz. Do Letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana A. (Org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramento de uma perspectiva sociocultural sobre escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

Publiée

2021-06-04

Comment citer

BATISTA, P. C.; CREPALDI, N. P.; SANTOS, A. R. dos. O Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa em contexto de ensino remoto. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 162–180, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-4867. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4867. Acesso em: 22 nov. 2024.