REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Josinaldo Pereira de Paula UERN
  • Lidiane de Morais Diógenes Bezerra UFRN

Palavras-chave:

Linguística textual, Referenciação anafórica, Textos escritos

Resumo

Este trabalho é parte de um TCC intitulado “Referenciação anafórica: uma análise comparativa de textos produzidos por alunos do ensino fundamental e médio”, apresentado ao curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros. Nosso objetivo é investigar como ocorre a referenciação anafórica em textos escritos por alunos do ensino médio. Nosso corpus é composto por artigos de opinião de alunos do 3º ano do ensino médio, produzidos em uma oficina de produção textual ofertada no Estágio Supervisionado II, do curso de Letras, da referida universidade. Como aporte teórico, lançamos mão de Mondada e Dubois (2003), Koch (2004, 2005, 2006, 2008), Cavalcante (2003, 2011, 2012), Marcuschi (2001, 2008, 2012), entre outros. Nossos resultados apontam que os textos apresentam um excesso de repetições por anáforas pronominais, repetição total e parcial; isto porque os alunos ainda não conseguem diferenciar claramente o que Marcuschi (2001) chama de bimodal: quando o aluno passa a dominar a modalidade oral e a escrita e, assim, trazem traços da oralidade para escrita. Concluímos que as contribuições da Linguística Textual para a construção do texto enquanto processo não são aplicadas como deveriam em sala de aula. Dessa forma, entendemos que um trabalho com a reescrita é relevante para o aluno refletir sobre seu texto e, assim, usar adequadamente os recursos da referenciação anafórica. Por fim, acreditamos que esses resultados, levados ao contexto de sala de aula, podem contribuir para o ensino de produção de texto na disciplina de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. 8. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
CAVALCANTE, M. M. Referenciação: sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
______. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.
______.; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (orgs). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003.
KOCH, I. G. V. Sobre a seleção do núcleo das formas nominais anafóricas na progressão referencial. In: NEGRI, L.; FOLTRAN, M. J.; OLIVEIRA, R. P. Sentido e significação: em torno da obra de Rodolfo Ilari. São Paulo: Contexto, 2004b. p. 244-262.
______. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2006.
______. O texto e a construção dos sentidos. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2008.
______. As tramas do texto. São Paulo: Nova Fronteira, 2008.
______. & TRAVAGLIA, L.C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2002.
______. V; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (orgs). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005.
MONDADA, L; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, M. M.; RODRIGUES, B. B.; CIULLA, A. (orgs). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52. (Coleção clássicos da lingüística).
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
______. Linguística do Texto: o que é e como se faz. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

DE PAULA, J. P.; BEZERRA, L. de M. D. REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA: UMA ANÁLISE DE TEXTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 55–66, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1879. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)