Made in Brazil

Inovações tecnológicas no âmbito de um sistema de autoria aberto para o ensino de línguas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-4029

Mots-clés :

Inovações Tecnológicas, Sistema de Autoria Aberto, Ensino de Línguas

Résumé

A necessidade de formação docente para o uso de tecnologias educacionais, amplamente difundida e debatida pela sociedade neste período de pandemia, também é foco de discussões na seara da Linguística Aplicada (LA), como área responsiva às demandas da sociedade contemporânea. É nesse contexto que estruturamos este artigo, no qual apresentamos um Sistema de Autoria Aberto (SAA) voltado à produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino de línguas – Ensino de Línguas Online (ELO). Neste trabalho, buscamos descrever possibilidades do ELO para o ensino de línguas, bem como apresentar inovações tecnológicas no contexto do SAA. Com relação ao primeiro objetivo, discutimos como é possível utilizar o SAA para produção e/ou adaptação de REA para o ensino de línguas, inclusive a partir de materiais disponíveis no próprio banco de atividades da ferramenta; exploramos, ainda, a definição e objetivo de cada módulo, bem como o funcionamento do feedback automático da ferramenta. No que tange ao segundo objetivo, apresentamos e discutimos a inovação tecnológica do ELO, que se refere à possibilidade de utilizar a ferramenta em dispositivos móveis. Esperamos ter contribuído com a difusão de uma ferramenta brasileira, gratuita, online e aberta, propiciando a formação de uma rede de colaboração entre autores/as de REA para o ensino de línguas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2020-09-21

Comment citer

BEVILÁQUA, A. F.; COSTA, A. R.; FIALHO, V. R. Made in Brazil: Inovações tecnológicas no âmbito de um sistema de autoria aberto para o ensino de línguas. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 8–29, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4029. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4029. Acesso em: 24 nov. 2024.