Sequências de Formação no Ensino de Língua Estrangeira

Instrumentos Mediadores para Desenvolvimento de Saberes Docentes

Autores

  • Marileuza Ascencio Miquelante
  • Vera Lucia Lopes Cristovão

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2947

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores de Língua Inglesa, Sequências de Formação, Saberes e Capacidades Docentes

Resumo

A formação inicial de professores de Língua Inglesa tem sido desafiadora. Nesse contexto, investiguei como se configuram a mobilização das Capacidades de Linguagem (CL) e dos Saberes e das Capacidades Docentes (CD) quando mediadas por elementos que constituem o Sistema de Atividade Docente. Para isso, pautei-me no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e na Teoria Histórico-Cultural. Utilizei o Experimento Didático-Formativo enquanto metodologia de pesquisa, tendo as CL, as CD e os tipos de correção como critérios para análise dos Planos de Ensino, das Sequências de Formação e Didáticas – produzidas e implementadas, das produções escritas, das transcrições e dos diários de aulas. Os resultados permitem dizer que o ensino sistematicamente organizado constitui-se como grande mediador para o desenvolvimento das CL e potencializam a mobilização das CD.

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

MIQUELANTE, M. A.; CRISTOVÃO, V. L. L. Sequências de Formação no Ensino de Língua Estrangeira: Instrumentos Mediadores para Desenvolvimento de Saberes Docentes. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 185–190, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2947. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2947. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Tese