O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS

Autores

  • Suelene Silva Oliveira Nascimento UECE
  • Mônica Magalhães Cavalcante UFC

Palavras-chave:

Multimodalidade, Gramática do Design Visual, Construção dos Sentidos

Resumo

Em nosso estudo, assumimos os pressupostos fundamentais da Gramática do Design Visual – GDV (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006). Para verificar o entrelaçamento entre as semioses verbal e visual, elegemos o sociocognitivismo, a partir do qual propomos um redimensionamento das análises efetivadas em Linguística Textual (LT). Verticalizamos alguns estudos sobre a multissemiose e articulamos a teoria da multimodalidade com a da compreensão leitora. Analisamos um curtametragem, Vida Maria, de Márcio Ramos, produzido em computação gráfica. Os resultados nos levam a crer que qualquer prática pedagógica que envolva a compreensão leitora será efetiva se sustentada por uma concepção sociocognitivista da linguagem. Com a realização desta pesquisa, consideramos importante que os professores de linguagem, responsáveis por formar cidadãos e, consequentemente, leitores críticos, abordem também uma análise multimodal dos textos, principalmente os dinâmicos como os vídeos, já que esse gênero está tão presente no nosso cotidiano e no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVALCANTE, M. M. Leitura, referenciação e coerência. In: Elias, V. M. (org). Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
CUSTÓDIO FILHO, V. Múltiplos fatores, distintas interações: esmiuçando o caráter heterogêneo da referenciação. Tese de doutoramento. Universidade Federal do Ceará, 2011.
HALLIDAY, M. A. K. Language as Social Semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
JEWITT, C; OYAMA, R. Visual meaning: a social semiotic approach. In: Van Leeuwen, T.; Jewitt, C. (Eds.). Handbook of visual analysis. London: Sage, 2009.
KATO, M. A. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1995.
KLEIMAN, A. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 9 ed. Campinas: Pontes, 2000.
______. Oficina de Leitura: teoria e prática. 10 ed. Campinas: Pontes, 2004.
KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. 2006. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Nova York: Routledge, 2006.
MONDADA, L.; DUBOIS, D. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos referenciais. (1994) Trad. Mônica Magalhães Cavalcante. In: Cavalcante, M. M.; Rodrigues, B. B; Ciulla e Silva, A. (Orgs.). Referenciação: São Paulo: Contexto, 2003.
OLIVEIRA-NASCIMENTO, S. S. A construção multimodal dos referentes em textos verboaudiovisuais. Tese (Doutorado em Linguística), 150p. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014.
PIETROFORTE, A. V. Análise do texto visual: a construção da imagem. São Paulo: Contexto, 2008.
SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

NASCIMENTO, S. S. O.; CAVALCANTE, M. M. O PAPEL DA IMAGEM NA ATRIBUIÇÃO DOS SENTIDOS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 11–20, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1875. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)