Multimodalidade e Representações Sociodiscursivas no Audiovisual “Seleção Feminina É #CoisaNossa”

Intersubjetividade e Relações Identitárias

Autores

  • Graziela Frainer Knoll
  • Vera Lúcia Pires

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2938

Palavras-chave:

Dialogismo, Multimodalidade, Discurso, Mídia

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender representações identitárias por meio da multimodalidade da linguagem e das relações intersubjetivas em um audiovisual publicitário. A pesquisa conta com o aporte da perspectiva discursivo-dialógica de M. Bakhtin e seu Círculo, que reconhece a linguagem como elemento crucial para a construção de sentidos e de identidades, e também as categorias de análise da Gramática do Design Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) que  se articulam para o estudo das imagens. A interação de sujeitos situados em contextos sociais específicos constrói práticas discursivas inseridas nas atividades sociais, fazendo com que as relações que se estabelecem entre essas atividades e práticas possam ser analisadas nas dimensões de uso e recepção em diferentes esferas sociais. Como os gêneros discursivos evidenciam determinadas práticas socioculturais e índices ideológicos e axiológicos, assim as relações sociais se estabelecem, atribuindo certas representações que identificam as pessoas (ou com as quais as pessoas se identificam).

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

KNOLL, G. F.; PIRES, V. L. Multimodalidade e Representações Sociodiscursivas no Audiovisual “Seleção Feminina É #CoisaNossa”: Intersubjetividade e Relações Identitárias. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 11, n. 1, p. 71–82, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-11-2938. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/2938. Acesso em: 18 maio. 2022.