REFERENCIAÇÃO NA PROSA ESCOLAR DE ALUNOS DE 6º ANO
Palavras-chave:
Referenciação, Definitude, Prosa escolarResumo
Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como os alunos usam, na modalidade escrita, o processo de referenciação e definitude. O corpus consiste em uma amostra de dez (10) produções textuais do gênero relato de experiência, de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II de duas escolas municipais de Fortaleza. Nossa proposta é analisar a categorização referencial dos artigos definidos e indefinidos presentes nas construções de textos escritos, de acordo com Koch (2003), e algumas considerações de Givón (2001). Os dados demonstram que os alunos usam essa categoria definitude em sua forma mais elementar salvo alguns casos.
Downloads
Referências
CAVALCANTE,M.M.;RODRIGUES,B.B.;CIULLA,A.(Org.).SãoPaulo:Contexto,2003.p.131-176.
CAVALCANTE,M. M. Referenciação:sobre coisas ditas e não ditas. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
CÂMARAJR.,J. MATTOSO.Dicionário de Filologia e Gramática. São Paulo:Iozon,Vozes, 1968.
GIVÓN, T. Syntax: um introduction. V. 2. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins Publishing Company, 2001.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCUSCHI, L. A. Linguística de texto: o que é e como se faz. Série Debates 1. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 1983. (mimeo.)
NEVES, M. H. de M. Texto e Gramática. São Paulo: Contexto, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo, Flávia Cristina Candido de Oliveira, Mônica Magalhães Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).