AS METÁFORAS DE SEMELHANÇA NA CONSTRUÇÃO DE REFERENTES DISCURSIVOS: QUAL A ORIENTAÇÃO ARGUMENTATIVA?
Palavras-chave:
Metáfora conceitual, Metáfora de semelhança, Construção de referentes, ArgumentaçãoResumo
Nos anos 80, os trabalhos de Lakoff e Johnson popularizam uma nova visão da natureza da metáfora. Esta passa a ser entendida como figura do pensamento. Como parte do nosso sistema conceitual, o estudo das expressões metafóricas permite-nos flagrar os aspectos avaliativos e afetivos na constituição dos referentes discursivos, assim possibilitando-nos uma compreensão dos valores subjacentes às representações de “objetos” sociais em dado momento sócio-histórico. Com base nesse postulado, analisamos a constituição e a orientação argumentativa de expressões metafóricas de semelhança utilizadas por leitores do blog do jornalista Ricardo Noblat ao longo da discussão do caso policial Isabella Nardoni.
Downloads
Referências
GRADY, J.E. Foundations of meaning: primary metaphors and primary scenes. PhD Dissertation, University of California, Berkeley, 1997.
______. A typology of motivation for conceptual metaphor: correlation vs. Resemblance. In G. STEEN & R. GIBBS (eds.) Metaphor in cognitive linguistics. Philadelphia: John Benjamins, 1999, pp. 79-100.
KOCH, I.G.V. Introdução à lingüística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Metaphors we live by. London: The University of Chicago Press, 1980.
______. Philosophy in the flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic Books, 1999.
LIMA, P.L.C. Desejar é ter fome: novas idéias sobre antigas metáforas conceituais. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Tese de Doutorado, 1999.
MACEDO, A.C.P. & BUSSONS, A.F. (orgs.) Faces da metáfora. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Léia Cruz de Menezes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).