AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS

Autores

  • Leosmar Aparecido da Silva UFG
  • Guitemberg Marques Santos UFG

Palavras-chave:

Autoria, Metáfora, Produção Textual, Ensino

Resumo

Os estudos sobre autoria concordam com a ideia de que, diferentemente do sujeito disperso, afetado por ideologias, o sujeito autor, utilizando a metáfora como recurso, organiza a dispersão que se instaura na língua, está inserido na cultura e assume uma posição na sociedade em relação ao que ele diz e em relação ao como ele diz. Em vista disso, este texto tem o objetivo de analisar a presença da metáfora em produções textuais de alunos do Ensino Médio como um dos meios da manifestação de indícios de autoria, que possibilita ao aluno autor assumir uma posição no espaço social. Foram coletadas 30 produções textuais de alunos da terceira série do Ensino Médio e analisada a presença de metáforas. Os dados revelaram que os alunos de Ensino Médio fazem uso tanto de metáforas automatizadas pelo pensamento, inseridas na cultura e rotinizadas pelo uso, quanto de metáforas metacognitivamente monitoradas no momento da produção do texto. Trabalhos dessa natureza contribuem para se colocar em foco os modos de manifestação da autoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-02-24

Como Citar

DA SILVA, L. A.; SANTOS, G. M. AS CONTRIBUIÇÕES DA METÁFORA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTORIA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 37–50, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1104. Acesso em: 21 nov. 2024.