O Tratamento da modalidade deôntica na perspectiva Retórica-funcional

Possível no Espaço de Sala de Aula?

Autores

  • Léia Cruz de Menezes Universidade da Integração Internacioal da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-12-3432

Palavras-chave:

Modalidade Deôntica, Ensino, Língua Portuguesa

Resumo

Por meio de expressões linguísticas modalizadoras deônticas, aquele que fala ou escreve exprime avaliações de estado de coisas em termos de um sistema de normas moral, legal ou social e, ao assim fazer, constrói imagens de si no discurso. Os valores deônticos estendem-se dos extremos da obrigação à proibição, passando pela permissão. Tais expressões estão presentes tanto em contextos de fala informal – quando um responsável por uma criança diz, por exemplo, que ela não deve atravessar a rua sem olhar para os lados – quanto em contextos marcados por alto grau de formalidade – quando um político diz em seu discurso na Câmara dos Deputados que não devemos tolerar essa ou aquela situação. Partindo do pressuposto de que o objetivo do professor de língua portuguesa é contribuir significativamente para que os alunos ampliem sua competência no uso oral e escrito da língua (ANTUNES, 2003; BNCC, 2017), propomos uma reflexão acerca das possibilidades de um trabalho com a categoria modalidade deôntica a partir de uma perspectiva retórico-funcional (MENEZES, 2011). Neste artigo, percorreremos um caminho da teoria à prática, apresentando propostas de atividades que possam fomentar reflexão acerca dos efeitos de sentido produzidos por expressões modalizadoras deônticas em contextos reais de uso da língua portuguesa.

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Publicado

2020-06-25

Como Citar

DE MENEZES, L. C. O Tratamento da modalidade deôntica na perspectiva Retórica-funcional: Possível no Espaço de Sala de Aula?. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 209–218, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-3432. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/3432. Acesso em: 23 dez. 2024.