METÁFORA E MESCLAGEM CONCEPTUAIS EM POSTAGENS DA UERJ DA DEPRESSÃO
Palavras-chave:
Metáfora conceptual, Mesclagem conceptual, Texto multimodal, Humor, Página virtual UERJ da DepressãoResumo
Neste trabalho, analisam-se duas postagens multimodais da página virtual Uerj da depressão (UDD) à luz da Teoria da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais (LAKOFF; JOHNSON, 2002[1980]; FAUCONNIER; TURNER, 2002). Objetiva-se demonstrar como as teorias complementares da Metáfora e da Mesclagem Conceptuais podem descrever a interpretação e a significação das postagens dessa página e quais conhecimentos são acessados por seus usuários durante a interpretação das postagens. Assim, selecionaram-se apenas postagens com comentário(s) que evidenciasse(m) uma convergência de interpretação de administradores da página, curtidores e das pesquisadoras. Observaram-se duas estratégias na publicação dos textos multimodais: (i) composição de texto e imagem; e (ii) composição de imagem e legenda, postada pelo moderador no cabeçalho. Nos dois casos, a conceptualização emerge dos elementos dos inputs projetados no espaço-mescla, porém, na segunda estratégia, o sentido do texto é estabelecido por meio do processo de elaboração, a partir da estrutura emergente do espaço-mescla, de modo mais abstrato, mais processual, em razão dos gatilhos para construção de sentido não estarem inicialmente integrados. A análise também corroborou a função social do humor, devido ao caráter jocoso das publicações acerca do cotidiano da universidade, ao retratar dificuldades da comunidade uerjiana, a fim de informar os curtidores da UDD de forma crítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Tamires Barbosa, Naira Velozo, Sandra Bernardo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).