A CONSTITUIÇÃO METAFÓRICA E METONÍMICA DE ANÚNCIOS ESCOLARES

Autores

  • Kennedy Cabral Nobre UFC

Palavras-chave:

Metáforas, Metonímias, Anúncios

Resumo

Neste trabalho analisamos como anúncios de escolas particulares de Fortaleza utilizam como argumento diversas metáforas primárias e/ou conceituais associadas aos alunos que são aprovados em exames de vestibular; e de como as qualidades conferidas aos alunos por via dessas metáforas são transferidas metonimicamente para as próprias instituições de ensino que produzem esses anúncios. O resultado do estudo indica a utilização da metáfora e da metonímia como responsável pelas impressões ideologicamente positivas que os anúncios conferem às escolas, além da criação de um modelo cognitivo em que o papel da educação encontra-se perigosamente restrito.

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Referências

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Publicado

2019-09-14

Como Citar

NOBRE, K. C. A CONSTITUIÇÃO METAFÓRICA E METONÍMICA DE ANÚNCIOS ESCOLARES. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 3, n. 4, p. 79–88, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1838. Acesso em: 5 nov. 2024.