Metáforas da prática profissional de fisioterapeutas

Uma análise da anamnese enquanto lócus do registro do diálogo clínico e de pistas metafóricas para o fisiodiagnóstico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-15-8486

Palavras-chave:

Metáfora, Fisioterapia, Linguagem, Anamnese, Prontuário

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar, a partir do conhecimento prévio de fisioterapeutas sobre o conceito de metáforas, se, e de que maneira, ocorrem os registros de metáforas das narrativas dos pacientes ao realizarem a entrevista da anamnese e a relação das expressões potencialmente metafóricas com os termos técnicos das ciências da saúde, enquanto pistas para o diagnóstico fisioterapêutico. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário semiestruturado aplicado a nove fisioterapeutas e a análise documental de 19 anamneses de prontuários da fisioterapia de duas instituições localizadas no estado de Minas Gerais. Os dados revelam que os fisioterapeutas possuem conhecimento sobre metáforas, compreendem o uso de metáforas como recurso de comunicação para auxiliar os pacientes a expressarem os sinais e sintomas de doenças e consideraram haver relação entre a linguagem coloquial e os termos técnicos das ciências da saúde. Consideramos que as expressões metafóricas utilizadas nas narrativas dos pacientes apresentam uma aproximação com as metáforas do tipo Ontológicas da Teoria da Metáfora Conceptual (TMC) de Lakoff e Johnson (2002), pois, é uma forma de representar as experiências corporais com objetos e substâncias e podem contribuir para a interpretação de pistas para o diagnóstico, clínico ou fisioterapêutico. Entretanto, essas devem ser utilizadas com parcimônia para evitar estigmatizar determinadas doenças (SONTAG, 1984; 1989).

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Biografia do Autor

Simone Rosa Pereira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre em Educação Tecnológica - CEFET-MG (2021); ESPECIALIZAÇÕES: Fisioterapia Cardiorrespiratória - UFMG (2011), Especialização em Fisioterapia Respiratória e U.T.I. - FRASCE - RJ (2008); GRADUAÇÃO: Fisioterapia - UCB - RJ (2006). ATUAÇÃO - FISIOTERAPEUTA: generalista - Neurológica, Traumato -ortopédica, Reumatológica , Geriátrica e outros, pelo Centro Sabarense de Reabilitação (CESARE), como concursada pela SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde de Sabará/Mg (2014 até a presente data); ATUAÇÃO - AUXILIAR e TÉCNICA em Enfermagem: como Aux. Enfermagem desde 1994 a 2008 em instituições diversas como: Clínica Serra Verde(Vespasiano), Hospital Semper (BH), H. João XXII (BH), Maternidade Leila Diniz (RJ) e Carmela Dutra (RJ), H. Universitário C. F. Filho UFRJ (2002-2008);Téc. Enfermagem. concursada pelo CEFET-MG a partir de (2008 até presente data)). CURSOS DE QUALIFICAÇÃO AUXILIAR E TÉCNICOS: Auxiliar de Enfermagem pela E. Ideal de Enfermagem (1995); Aux. de Enfer. do Trabalho pela E. Ideal em (1996);Técnico em Contabilidade pela E.E. de 1 º e 2º graus de General Carneiro (1995); complementação do Técnico em Enfermagem pela E. Yolanda Salim RJ (2002); Téc. Enf. do Trabalho RJ (2002) ; Atualização em Promoção e Vigilância à Saúde do Servidor Público Federal no formato de oficina,( 2010); Curso de Perícia e Assistência técnica Judicial para Fisioterapeutas pela Ergonomia Forense, (2008); Seminário: Saúde do trabalhador : Conhecer e Planejar para atuar, (2008).

Maria Adélia da Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Maria Adélia da Costa – Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Professora no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG). 

Ronaldo Luiz Nagem, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutor em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor, pesquisador e líder do grupo de pesquisa AMTEC/CNPq/CEFET-MG.

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Publicado

2023-04-07

Como Citar

PEREIRA, S. R.; COSTA, M. A. da; NAGEM, R. L. Metáforas da prática profissional de fisioterapeutas: Uma análise da anamnese enquanto lócus do registro do diálogo clínico e de pistas metafóricas para o fisiodiagnóstico. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. 221–242, 2023. DOI: 10.46230/2674-8266-15-8486. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/8486. Acesso em: 1 maio. 2024.