RELAÇÕES CULTURAIS E SINAIS RELIGIOSOS EM LIBRAS: ESTUDO DE METÁFORAS E DE METONÍMIAS
Palavras-chave:
Libras, Metáfora, Metonímia, ReligiãoResumo
Relações culturais estão presentes na língua e podem ser compreendidas por processos metafóricos e metonímicos, que descrevem como o mundo é conceptualizado. Diante dessa relação entre língua e cultura, analisamos 14 sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras), relacionados à religião. Com base em um estudo qualitativo, os sinais foram coletados do programa “A Vida em Libras”, do Instituto Nacional de Educação – INES. À luz de pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, são tomadas como base as Teorias da Metáfora Conceptual, da Metonímia Conceptual (LAKOFF, JONHSON, 1980) e da Iconicidade Cognitiva (WILCOX, 2004; NUNES, 2014) para análise de sinais da Libras (BRITO, 2010 [1995]). Dentre os sinais religiosos selecionados para estudo, foram observados processos metafóricos e metonímicos na conceptualização proposta. Dessa forma, a análise desses processos linguístico-cognitivos é um caminho nos estudos linguísticos para compreender a produção de sinais em Libras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Valeria Fernandes Nunes, Sandra Pereira Bernardo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).