A CONSTITUIÇÃO METAFÓRICA E METONÍMICA DE ANÚNCIOS ESCOLARES
Mots-clés :
Metáforas, Metonímias, AnúnciosRésumé
Neste trabalho analisamos como anúncios de escolas particulares de Fortaleza utilizam como argumento diversas metáforas primárias e/ou conceituais associadas aos alunos que são aprovados em exames de vestibular; e de como as qualidades conferidas aos alunos por via dessas metáforas são transferidas metonimicamente para as próprias instituições de ensino que produzem esses anúncios. O resultado do estudo indica a utilização da metáfora e da metonímia como responsável pelas impressões ideologicamente positivas que os anúncios conferem às escolas, além da criação de um modelo cognitivo em que o papel da educação encontra-se perigosamente restrito.
Téléchargements
Références
CHAVES, C.N.M. Metáfora e humor. In MACEDO, A.C.P. & BUSSONS, A.F. (orgs.) Faces da metáfora. Fortaleza: Expressão gráfica e editora, 2006, p. 53-77.
CROFT, W.; CRUSE, D.A. Cognitive Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
CUENCA, M.J. & HILFERTY, J. Introducción a la lingüística cognitiva. Barcelona: Ariel, 1999.
GRADY, J. Foundations of meaning: primary metaphors and primary scenes. Tese de Doutorado – não-publicada], University of California, Berkeley, CA, USA, 1997.
LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2002.
LIMA, P.L.C. A nova tipologia da metáfora conceitual. 2002. [referência bibliográfica indisponível].
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Kennedy Cabral Nobre 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).