Prática discursiva de desinformação

Distribuição de anúncios digitais falsos em mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-9374

Palavras-chave:

Estudos Críticos do Discurso, Mídias sociais, Prática discursiva de desinformação, Anúncios digitais falsos

Resumo

Este estudo tem como objetivo geral investigar a prática discursiva de desinformação, considerando a distribuição de anúncios digitais falsos. Para tal, buscamos propor um quadro de sistematização da distribuição/contribuição dos atores sociais a partir das contribuições continuadas e descontinuadas mediante graus cientes, inscientes e transformacionais. Como fundamentação teórica, partimos dos Estudos Críticos do Discurso, mais especificamente da abordagem dialético-relacional (FAIRCLOUGH, 2001), bem como dos estudos sobre desinformação (WARDLE; DERAKHSHAN, 2017). Em termos metodológicos, este artigo possui uma abordagem qualitativa e utiliza como método a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), de Fairclough (2001). No tocante à coleta de dados, reunimos 2 corpora para responder as nossas questões de pesquisa: o primeiro corpus é formado por três anúncios digitais falsos. O segundo corpus compreende cinco comentários de uma matéria veiculada em um portal de notícias, trazendo questões que enfocam a distribuição dessa prática discursiva de desinformação. Os resultados apontam que a distribuição desses textos falsos é um grave problema social que requer uma maior inteligibilidade acerca das interações entre os atores sociais, mídias e a sociedade em geral, bem como um maior engajamento transformacional que intervenha na disseminação dessa prática a partir do entendimento das contribuições continuadas ou descontinuadas.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

SANTIAGO, A. H. R.; ARAÚJO, J. Prática discursiva de desinformação: Distribuição de anúncios digitais falsos em mídias sociais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 49–67, 2022. DOI: 10.46230/2674-8266-14-9374. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/9374. Acesso em: 24 nov. 2024.