Prática discursiva de desinformação
Distribuição de anúncios digitais falsos em mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-14-9374Palavras-chave:
Estudos Críticos do Discurso, Mídias sociais, Prática discursiva de desinformação, Anúncios digitais falsosResumo
Este estudo tem como objetivo geral investigar a prática discursiva de desinformação, considerando a distribuição de anúncios digitais falsos. Para tal, buscamos propor um quadro de sistematização da distribuição/contribuição dos atores sociais a partir das contribuições continuadas e descontinuadas mediante graus cientes, inscientes e transformacionais. Como fundamentação teórica, partimos dos Estudos Críticos do Discurso, mais especificamente da abordagem dialético-relacional (FAIRCLOUGH, 2001), bem como dos estudos sobre desinformação (WARDLE; DERAKHSHAN, 2017). Em termos metodológicos, este artigo possui uma abordagem qualitativa e utiliza como método a Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO), de Fairclough (2001). No tocante à coleta de dados, reunimos 2 corpora para responder as nossas questões de pesquisa: o primeiro corpus é formado por três anúncios digitais falsos. O segundo corpus compreende cinco comentários de uma matéria veiculada em um portal de notícias, trazendo questões que enfocam a distribuição dessa prática discursiva de desinformação. Os resultados apontam que a distribuição desses textos falsos é um grave problema social que requer uma maior inteligibilidade acerca das interações entre os atores sociais, mídias e a sociedade em geral, bem como um maior engajamento transformacional que intervenha na disseminação dessa prática a partir do entendimento das contribuições continuadas ou descontinuadas.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1989.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad. Izabel Magalhães. Brasília, UnB, 2001.
FLICK, U. Designing qualitative research. Los Angeles: Sage, 2007.
FONTANA, M. Z. Pós-verdade e enunciação política: entre a mentira e o rumor. In: CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos. Discurso e (pós)verdade. São Paulo: Parábola, 2021.
MAGALHÃES, I. Teoria crítica do discurso e texto. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n. esp., p. 113-131, 2004. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/51574/1/2004_art_mismagalhaes.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.
MAGALHÃES, I; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. M. Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2017.
PARISER, E. The Filter Bubble: what the internet is hiding from you. Penguin Press, 2011.
RAMALHO, V.; RESENDE, V. de M. Análise de discurso (para a) crítica: O texto como material de pesquisa. Campinas: Editora Pontes, 2011.
SANTIAGO, A. H. R. Prática discursiva de desinformação: um estudo crítico sobre anúncios digitais falsos. 2021. 134f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021 (no prelo).
SARGENTINI, V.; CARVALHO, P. H. V. de. A vontade de verdade nos discursos: os contornos das fake news. In: CURCINO, Luzmara; SARGENTINI, Vanice; PIOVEZANI, Carlos. Discurso e (pós)verdade. São Paulo: Parábola, 2021.
THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2011.
WARDLE, C.; DERAKHSHAN, H. Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg: Council of Europe, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Antônio Heleno Ribeiro Santiago, Júlio Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).