METÁFORAS CONCEPTUAIS EM GÊNEROS CONVENCIONAIS E EMERGENTES
Palavras-chave:
Metáfora conceptual, Integração conceptual, Gênero emergenteResumo
O uso de metáforas é visto por muitos como, apenas, um recurso estilístico encontrado nos gêneros literários, mas esse uso extrapola esses domínios, visto que aparecem em diversos
gêneros da fala e da escrita. Por essa razão, este trabalho se propõe a fazer uma discussão, baseado na teoria de Lakoff; Johnson (1980), sobre Metáforas Conceptuais, e Fauconnier e Turner (2002) sobre a teoria de Integração Conceptual, demonstrando em outros gêneros escritos, como essas metáforas são construídas. Através da análise de um corpus de sete balõezinhos e dois poemas, observamos como se apresentam as metáforas conceptuais e a construção mental presente nelas. Ou seja, verificamos que em ambos os gêneros há uso de metáfora conceptual com o propósito de construir os sentidos do texto.
Downloads
Referências
FAUCONNIER, G. & TURNER, M. The way we think. Conceptual Blending and the Mind’s Hidden Complexities, New York: Basic Books, 2002.
FELTES, H.P.M. Semântica Cognitiva e Modelos Culturais: perspectivas de pesquisa. In Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura Regional, 2007. Disponível em:http://www.ucs.br/ucs/tp1POSletras/posgraduação/strictosensu/letras/professores/heloisa_feltes. Acesso em 10 jun. 2008.
FERREIRA, A.B.H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s/d.
FURLANETTO, M.M. Literal metafórico: um percurso discursivo. Geocities, 2006. Disponível em: <http://br. geocities. com/agatha_7031/metafora. html.> Acesso em 05 set. 2008.
LAKOFF, G. & JOHNSON, M. The Metaphorical Structure of the Human Conceptual System. Cognitive Science 4, 1980. Disponível em: <www.cogsci.rpi.edu/cogworks/CSJarchive/1980 v 4/ i02/p0195 p0208/MAIN.PDF.> Acesso em 05 set. 2008.
LIMA, S.M.C. (Re) categorização metafórica e humor: trabalhando a construção dos sentidos. Fortaleza. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal do Ceará (UFC), 2003.
QUINTANA, M. Nariz de Vidro. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
REVISTA MUNDO ESTRANHO. São Paulo: Abril, n. 57, nov. 2006.
REVISTA MUNDO ESTRANHO. Disponível em: <www.mundoestranho.com.br> Acesso em: 24 jul. 2008.
SILVA, A.S. O poder cognitivo da metáfora e da metonímia. Revista Portuguesa de Humanidades 7. Braga: Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, pp.13-75, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Maria Margarete Fernandes de Sousa, Flávia Cristina Candido de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).