A CONSTITUIÇÃO METAFÓRICA E METONÍMICA DE ANÚNCIOS ESCOLARES

Autores

  • Kennedy Cabral Nobre UFC

Palavras-chave:

Metáforas, Metonímias, Anúncios

Resumo

Neste trabalho analisamos como anúncios de escolas particulares de Fortaleza utilizam como argumento diversas metáforas primárias e/ou conceituais associadas aos alunos que são aprovados em exames de vestibular; e de como as qualidades conferidas aos alunos por via dessas metáforas são transferidas metonimicamente para as próprias instituições de ensino que produzem esses anúncios. O resultado do estudo indica a utilização da metáfora e da metonímia como responsável pelas impressões ideologicamente positivas que os anúncios conferem às escolas, além da criação de um modelo cognitivo em que o papel da educação encontra-se perigosamente restrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, J.P. Caracterização do cibergêbero homepage corporativa ou institucional. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, V. 3, n. 2, pp. 135-167, jan./jun. 2003
CHAVES, C.N.M. Metáfora e humor. In MACEDO, A.C.P. & BUSSONS, A.F. (orgs.) Faces da metáfora. Fortaleza: Expressão gráfica e editora, 2006, p. 53-77.
CROFT, W.; CRUSE, D.A. Cognitive Linguistics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
CUENCA, M.J. & HILFERTY, J. Introducción a la lingüística cognitiva. Barcelona: Ariel, 1999.
GRADY, J. Foundations of meaning: primary metaphors and primary scenes. Tese de Doutorado – não-publicada], University of California, Berkeley, CA, USA, 1997.
LAKOFF, G. & JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Campinas, SP: Mercado de Letras; São Paulo: EDUC, 2002.
LIMA, P.L.C. A nova tipologia da metáfora conceitual. 2002. [referência bibliográfica indisponível].

Downloads

Publicado

2019-09-14

Como Citar

NOBRE, K. C. A CONSTITUIÇÃO METAFÓRICA E METONÍMICA DE ANÚNCIOS ESCOLARES. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 3, n. 4, p. 79–88, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1838. Acesso em: 30 abr. 2024.