Multiletramentos em tempos de política neoliberal
Relação entre mercado de trabalho e educação escolar
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5556Palavras-chave:
Multiletramentos, Educação, NeoliberalismoResumo
Motivada pela reflexão do Grupo Nova Londres (GNL) sobre trabalho, cidadania e os mundos da vida, discuto, neste ensaio, como a ideia de diversidade e pluralidade sociocultural, assumida no Manifesto da Pedagogia dos Multiletramentos (1996), entra em confronto com a política neoliberal de regulação e controle de condutas no campo escolar. Os autores do GNL levantam em seu texto aspectos importantes sobre competição, flexibilidade, nichos e qualidade no mercado de trabalho, estabelecendo um contrapeso entre discursos de negócio e gestão, de um lado; e discurso de educação e reforma educacional, de outro lado. Este contrapeso, porém, reflete um problema pedagógico tácito: como orquestrar relações horizontais de trabalhos colaborativos em equipe com a premissa de habilidades, competências e autonomias individuais exigida por um mercado de trabalho que lucra com o indivíduo-empreendedor de si mesmo? Neste texto, proponho uma problematização sobre a relação entre mercado de trabalho e educação escolar dentro de uma conjuntura neoliberal de fetichização das instituições políticas com base nas ideias do GNL.
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