GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA ORALIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Luna Karoline Sousa Rocha UESPI
  • Bárbara Olímpia Ramos de Melo UESPI

Palavras-chave:

Gêneros textuais, ensino da oralidade, análise de livros didáticos

Resumo

Neste trabalho, pretendemos analisar como os livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º ano da educação básica (EB) têm abordado o ensino da oralidade. Os pressupostos teóricos foram baseados em Antunes (2003), Cardoso (1999), Fávero (2003), Marcuschi (1997) e (2003), Pretti (1999), Ramos (1997) e Rojo (2000) e (2003). Foram analisados, então, três livros didáticos da EB que foram utilizados no ano de 2012 em escolas municipais de Teresina. Resultados apontam para a existência de um esforço por parte dos autores de livros didáticos em abordar a oralidade, embora eles não sejam suficientes para dar conta da complexidade dessa modalidade da língua.

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Referências

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

ROCHA, L. K. S.; MELO, B. O. R. de. GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA ORALIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 55–68, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1811. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos