Argumentação, ponto de vista e ironia em posts do perfil @desenhosdonando

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i2.14574

Palabras clave:

Ironia

Resumen

Compreendendo a ironia como fenômeno textual-discursivo capaz de construir e direcionar a orientação argumentativa do texto, sendo uma ferramenta estratégica para engajar e persuadir o interlocutor, este artigo objetiva compreender o funcionamento argumentativo da ironia a partir de uma perspectiva enunciativa. Para isso, analisa posts do ilustrador brasileiro Nando Motta, publicados no perfil @desenhosdonando do Instagram, tendo como aporte teórico uma interface entre a Linguística Textual brasileira, sobretudo a partir de Cavalcante et al. (2022), Cavalcante, Brito e Faria (2023), Silva e Brito (2022) e Cavalcante e Brito (2024), a Teoria da Argumentação no Discurso, de Amossy (2008; 2011; 2018), e a Teoria da Enunciação de Rabatel (2010; 2012; 2016; 2021). A análise permitiu observar que a ironia atua como forte recurso de argumentatividade nos textos, crucial para direcionar o leitor para o percurso de sentido pretendido pelos locutores, aquele que se filia ao real PDV por eles assumido. Além disso, também demonstrou que a interpretação da ironia reclama fatores (con)textuais, interacionais e enunciativos, sem os quais não pode ser possível o seu reconhecimento.

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Biografía del autor/a

Ananias Agostinho da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). É professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, atuando no curso de Letras-Português, do Campus Multidisciplinar de Caraúbas. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É também professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Unidade de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Mailson de Lima Cavalcante, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutorando e mestre em Ensino na linha Línguas e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da Universidade Federal do Rural do Semi-árido (UFERSA), em associação com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Artes (FAVENI). Graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela UFERSA, e em pedagogia pela UNIBF Centro Universitário. Tem experiência como professor substituto no Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH/ UFERSA). É membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos do Texto (GPELT/UFERSA), do grupo de pesquisa "Oralidade, Letramentos e Ensino" (ORALE/UFERSA) e do grupo de pesquisa "Linguagens e Internet" (GLINET/UFERSA). Atua como pesquisador na área da Linguística de Texto, com foco de pesquisa em temas como texto, gêneros do discurso, argumentação e ensino de Língua Portuguesa. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa no município de Caraúbas, RN.

Maria Alice Almeida Sales do Nascimento, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Mestra em Ensino (POSENSINO) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Graduada Letras-Português pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Atualmente, atua como professora de Língua Portuguesa e Produção Textual no município de Caraúbas, Rio Grande do Norte.

Citas

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Publicado

2025-07-07

Cómo citar

DA SILVA, A. A.; CAVALCANTE, F. M. de L.; NASCIMENTO, M. A. A. S. do. Argumentação, ponto de vista e ironia em posts do perfil @desenhosdonando. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 7–29, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i2.14574. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/14574. Acesso em: 5 dic. 2025.