AS PROPOSTAS DE PRODUÇÕES ORAIS DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO LIVRO “VONTADE DE SABER PORTUGUÊS” DO 8º ANO

Autores

  • Bárbara Olímpia Ramos de Melo UESPI
  • Carmem Lúcia da Cunha Rocha UESPI

Palavras-chave:

Ensino da oralidade, Argumentação, Gênero Debate

Resumo

Este trabalho é recorte de uma pesquisa maior e o objetivo é analisar o livro didático “Vontade de Saber Português”, de Rosimeire Alves; Tatiane Brugnerotto. A análise verificou as propostas de produções textuais dos gêneros orais da esfera do argumentar presentes no livro didático, bem como comparou com o que propõe os PCN sobre as propostas textuais dos gêneros argumentativos da oralidade. Como suporte teórico nos baseamos, principalmente, em Schneuwly; Dolz (2004;1999), Gonçalves (2009), Ribeiro (2009), Bakhtin (1997), Barbisan (2007), Perelman; Obrechts-Tyteca (2005). Verificamos que o LD apresenta dezessete propostas de produções, em que doze estão voltadas para a produção escrita e cinco para a produção oral. Constatamos que das cinco produções orais somente uma é argumentativa, dessa forma o livro didático trabalha minimamente a modalidade oral. Concluímos não haver uma adequada imersão de gêneros orais da esfera do argumentar presentes nas propostas de produções textuais do LD analisado.

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

DE MELO, B. O. R.; ROCHA, C. L. da C. AS PROPOSTAS DE PRODUÇÕES ORAIS DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO LIVRO “VONTADE DE SABER PORTUGUÊS” DO 8º ANO. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 29–42, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1877. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos