GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA ORALIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs

  • Luna Karoline Sousa Rocha UESPI
  • Bárbara Olímpia Ramos de Melo UESPI

Mots-clés :

Gêneros textuais, ensino da oralidade, análise de livros didáticos

Résumé

Neste trabalho, pretendemos analisar como os livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º ano da educação básica (EB) têm abordado o ensino da oralidade. Os pressupostos teóricos foram baseados em Antunes (2003), Cardoso (1999), Fávero (2003), Marcuschi (1997) e (2003), Pretti (1999), Ramos (1997) e Rojo (2000) e (2003). Foram analisados, então, três livros didáticos da EB que foram utilizados no ano de 2012 em escolas municipais de Teresina. Resultados apontam para a existência de um esforço por parte dos autores de livros didáticos em abordar a oralidade, embora eles não sejam suficientes para dar conta da complexidade dessa modalidade da língua.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANTUNES, Maria Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. 144p.
______. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. 2. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. 106p.
______. Ministério da Educação. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5ª a 8ª série: introdução. Brasília: MEC/SEF, 2002, v. 2. 256p.
______. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: EJA. Brasília: MEC/SECAD, 2010a. 293p.
______. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 2010b. 152p.
FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha V. de Oliveira; AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira de. Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Concepções de língua falada nos manuais de português de 1º e 2º graus: uma visão crítica. In: Trabalhos de linguística aplicada. Campinas, SP (30): 39-79, Jul/ Dez, 1997.
______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003MASSAGÃO, Vera Maria (coord.). Proposta curricular para educação de jovens e adultos – 1º segmento. São Paulo: Ação Educativa, Brasília, MEC, 2001. 239p.
PENTEADO, Ana Elisa de Arruda. [et al.]. Para viver juntos: português, 8º ano: ensino fundamental. 1. ed. rev. São Paulo: Edições SM, 2009.
RAMOS, Jânia. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN´s. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000. (Coleção As Faces da Linguística Aplicada).
______; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. (Orgs.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003.
SILVA, Cícero de Oliveira; SILVA, Elizabeth G. de Oliveira; MARCHETTI, Greta Nascimento. EJA 8º ano. 2. ed. São Paulo: IBEP, 2009. v.3. (Coleção Tempo de Aprender).
TERRA, Ernani; CAVALLETE, Floriana Toscano. Projeto Radix: português, 8º ano. São Paulo: Scipione, 2009. (Coleção Projeto Radix).

Téléchargements

Publiée

2019-09-12

Comment citer

ROCHA, L. K. S.; MELO, B. O. R. de. GÊNEROS TEXTUAIS E O ENSINO DA ORALIDADE NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 55–68, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1811. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Des articles