GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:

CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • José Batista de Barros UNICAP
  • Adriana Letícia Torres da Rosa UFPE

Palavras-chave:

Gênero textual debate, Ensino de gêneros, Concepções pedagógicas

Resumo

O conceito de gênero textual carece de uma compreensão mais ampla a fim de que ele possa englobar efetivamente as mudanças conceituais nos campos em que é estudado. No escopo deste artigo, faremos análise dos gêneros da oralidade, especialmente do debate, nas práticas pedagógicas da educação básica. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, entrevistas com professores do 9º ano de uma escola pública estadual do Recife foram realizadas. Os pressupostos teóricos são, principalmente, o conceito de gêneros textuais de Bakhtin (1992), o interacionismo sociodiscursivo, de Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e os estudos de letramento desenvolvidos por Marcuschi (2001, 2002, 2004, 2008). Resultados preliminares apontam para o fato de que, embora os professores demonstrem conhecer a importância do trabalho com a oralidade, os gêneros escritos predominam, ainda, no ensino de língua na sala de aula.

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

BARROS, J. B. de; ROSA, A. L. T. da. GÊNERO TEXTUAL DEBATE E ENSINO:: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 43–54, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1810. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos