Reflexões sobre o uso da teoria de resposta ao item no processo avaliativo escolar
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e025010Palavras-chave:
Teoria de Resposta ao Item, Avaliação, Processos de aprendizagemResumo
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) indica a necessidade de investigar o processo dos alunos no desenvolvimento de habilidades e competências. Apesar da Avaliação Escolar ser uma temática bem ampla e debatida existe um mecanismo de investigação dos percursos estudantis ainda pouco conhecido pelos docentes e subaproveitado em sala de aula. A Teoria de Resposta ao Item é um método avaliativo que pode categorizar melhor os resultados de uma turma através das avaliações e tornar possível visualizar melhor em qual faixa de aprendizagem os alunos estão, tornando-se um instrumento eficaz nos processos de aprendizagem. Se faz importante ainda fomentar o protagonismo do discente e a participação da família no decorrer do ano letivo tomando assim conhecimento de como são as estratégias utilizadas para avaliar cada estudante. Através da revisão de literatura foi realizada uma pesquisa sobre a importância da TRI para a avaliação no contexto escolar. São descritas as vantagens da TRI em relação a Teoria Clássica dos Testes (TCT), a importância de uma coleta e análise de dados mais precisa que favoreçam os processos avaliativos. Concluímos que o conhecimento desta teoria pode ser útil em sala de aula e mais pesquisas podem ser desenvolvidas nesta temática.
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