Educação integral no Brasil: uma revisão da literatura acadêmica recente (2018-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025007

Palavras-chave:

Educação integral, Políticas Públicas em Educação, Escola Pública

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura acadêmica sobre educação integral no Brasil, analisando dissertações e teses produzidas entre 2018 e 2024. A partir de busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), foram selecionados e analisados 16 estudos que abordam diferentes aspectos da educação integral em contextos públicos municipais. A análise qualitativa dos trabalhos revelou uma diversidade de concepções sobre educação integral, destacando desafios relacionados à infraestrutura escolar, formação docente, articulação curricular e integração escola-comunidade. Os resultados evidenciam que a educação integral transcende a mera ampliação do tempo escolar, demandando uma ressignificação dos tempos, espaços e práticas pedagógicas. O estudo contribui para a compreensão do estado da arte da pesquisa em educação integral no país, fornecendo subsídios para o aprimoramento de políticas públicas e práticas educacionais nesta área.

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Biografia do Autor

Samuel Aquino Vieira da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Pedagogo – UFC, Especialista em Administração de RH – UVA, Mestre em Políticas Públicas – UFC, Professor pedagogo da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

Elione Maria Nogueira Diógenes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Docente da Universidade Federal de Alagoas. PhD em Políticas Públicas pela UFMA. Doutora em Políticas Públicas pela UFMA. Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2025-08-03

Como Citar

SILVA, S. A. V. da; DIÓGENES, E. M. N. Educação integral no Brasil: uma revisão da literatura acadêmica recente (2018-2024). Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025007, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025007. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/15709. Acesso em: 5 dez. 2025.